Dicas para Idosos com baixo peso.


Sugestões para aumentar calorias e proteínas na dieta:

• Coma pequenas refeições várias vezes ao dia, ao invés de somente três refeições;

• Não espere a fome chegar, alimente-se de 3/3 horas;

• Saboreie seus pratos preferidos a qualquer hora do dia;

• Alimente-se melhor na refeição que você sentir mais fome;

• Procure não ingerir líquidos com as refeições para não se sentir muito cheio, beba nos intervalos;

• A apresentação da refeição é importante para abrir o apetite. Refeições atraentes, saborosas e variadas ajudam no sucesso da dieta. Utilize temperos e ervas para melhorar o sabor e aroma dos alimentos;

• A utilização de um suplemento nutricional oral oferece a possibilidade de aumentar ou assegurar a ingestão de nutrientes em casos onde a alimentação encontra-se inadequada;

• Converse com uma nutricionista para verificar qual o melhor suplemento para o seu caso.

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Aqui vão algumas dicas de como se alimentar melhor e aumentar as calorias de sua dieta:

Leite

• Sempre use leite integral ao invés do leite desnatado, pois o leite integral é mais rico em calorias.

• Para aumentar ainda mais o valor calórico do leite, adicione duas ou mais colheres de leite em pó em um copo (300 ml) de leite comum.

• Sob orientação de seu nutricionista, acrescente suplementos nutricionais em pó, achocolatados, mel, açúcar mascavo, groselha e cereais como, por exemplo, granola.

• Use leite integral ao invés de água para preparar sopas, bolos, mingaus, pudins carnes molhos preparados com queijo, batatas e legumes de um modo geral.

Carnes
• Prepare caldos de carne e acrescente-os em suas refeições.
• Inclua a carne nos recheios de sanduíches, tortas e pães.

Leguminosas
• Adicione feijão, soja, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas em sopas, saladas, tortas etc.
• Utilize mais os grãos do que o caldo quando cozidos em água.

Saladas
• Inclua nas saladas queijo em cubos, grão-de-bico, nozes, passas, frutas, atum, carnes, torradas, iogurte natural, azeite, maionese e molhos.

• Utilize legumes cozidos em óleo vegetal ou margarina.

Sopas e purês
• As sopas e purês poderão ser acrescidos de queijo ralado, requeijão, azeite, margarina e torradas.

Chantilly
• Use no chocolate ou café.
• Utilize nas sobremesas, gelatinas, pudins e coberturas de bolos.
• Passe em panquecas e waffles.
• Misture com frutas e sorvetes.

Creme de leite
• Adicione no purê, sopas, molhos, suflês, frutas, gelatinas, mousses, pavês e outros.

Lembre-se de sempre consultar um Nutricionista de sua confiança, as dicas acima são de caráter geral o que não descarta o atendimento individualizado!


Smoothies de Abacaxi


Ingredientes

1 fatia de abacaxi (espessura de um dedo)

1 pote de iogurte natural desnatado

1 colher de café de semente de chia (ou quinoa, amaranto, aveia, linhaça)

 

Bater no liquidificador com gelo a gosto.

 

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