PREVENINDO AS RECAÍDAS…


PREVENÇÃO DO DESLIZE

Deslize no caso da R.A. é a atitude alimentar diferente da previamente planejada.
CUIDADO para não considerar deslize qualquer tipo de alimentos que intitulamos engordar, não poder comer, com mais açúcar, etc… Eles podem ser PLANEJADOS e então o termo deslize NÃO se aplica, isso é apenas uma permissão (algo planejado).
Ninguém é obrigado a mudar e consegue mudar de comportamento da noite para o dia, é importante ter consciência disso. Respeite o seu tempo. O processo de emagrecimento é algo único e individual. Seu corpo dará conta de eliminar gordura, desde que você respeite o tempo dele. Nada radical dá certo a logo prazo, pense nisso!
Voltando ao deslize… planejado (comer 1 maça e um iogurte no lanche da manhã)
Você precisou sair de casa ou atender um cliente e não levou a fruta e o iogurte – parou no posto de comer um pão de queijo e tomou um café sem açúcar. (isso vamos considerar como deslize, pois SAIU FORA do planejamento inicial – que está mais condizente com o que você busca hoje).
Qualquer deslize é IMPOSSÍVEL de te prejudicar na eliminação de peso. Isso mesmo! O que te ENGORDA é como você reage ao deslize. Pode ser de maneira positiva ou negativa. Ex:

Maneira positiva: ‘’Hoje me perdi no planejamento, e comi o pão de queijo, tenho consciência disso, vou me planejar melhor para evitar a frequência disso e no almoço vou apenas cuidar para montar um prato mais equilibrado e seguir meu planejamento normalmente até o final do dia, esse pão de queijo não vai atrapalhar meu objetivo final.’’

Maneira negativa: ‘’Não deveria ter comigo esse pão de queijo, não consigo seguir nada mesmo, já que comi MESMO vou aproveitar e levar um chocolate para comer a tarde e amanhã eu pego firme novamente.’’

VOCÊ CONSEGUE VER A DIFERENÇA DE COMPORTAMENTOS?
QUAL TE FARIA GANHAR PESO? QUAL FARIA VOCÊ MANTER SEU PESO?


O INVERNO E A SENSAÇÃO DE FOME


No inverno é característico as pessoas dizerem que sentem mais fome, o que é justificável pelo leve aumento do metabolismo, para conseguir manter nossa temperatura normal.  Porem essa informação é muito sabotadora, pois aumentamos em média de 100 a 300 kcal dependendo do sexo, nível de atividade física e tipo de alimentação. Não saia comendo tudo só por que ouviu dizer que seu corpo gasta mais energia.

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Se você manter um padrão alimentar saudável e equilibrada, essa é uma das melhores épocas para atingir seu objetivo de peso, mesmo se permitindo comer comidas típicas.

 

Mas a sensação de fome por hora vem por FALHAS de planejamento, vou ajudar você a detectar algumas:

 

  • BEBER MENOS ÁGUA: isso faz que seu corpo fique em desequilíbrio e vai te estimular a comer mais para tentar suprir essa falta de água.
  • EVITAR SALADA DE FOLHAS: elas contribuem para maior saciedade e aporte de fibras, ao reduzir o seu consumo, comemos mais o arroz, feijão, macarrão, carnes, etc…
  • EVITAR FRUTAS: incluir nos lanches apenas bebidas quentes, geralmente açucaradas e não comer as frutas.
  • ESQUECER NOS CHÁS: toda bebida quente trás um certo conformo térmico e se consumido com adoçantes ou natural contribuem no máximo com 5 kcal.
  • DEIXAR ATIVIDADE FÍSICA DE LADO: as atividades físicas, fora todo efeito metabólico positivo nos ajuda a controlar ansiedade, depressão, vontades de comer… se você deixar de treinar e ficar em casa, as chances de comer algo além do normal será maior…
  • COMER COMIDA TÍPICAS EM GRANDE QUANTIDADES: você pode comer fundae, feijoada, mas é importante avaliar estratégias para comer o suficiente. Comer esses alimentos não é o problema, mas sim a QUANTIDADE deles.