SPIRULINA!


A Spirulina é um alimento completo, rica em vários nutrientes, que pode ser utilizado como suplemento dietético.

Perfil Nutricional:

Para se ter uma ideia do quão nutritiva ela é, uma colher de sopa de pó seco de Spirulina (7 g) fornece 20 calorias e contém:

4 g de proteínas (e contempla todos os aminoácidos essenciais), 1,7 g de carboidratos, 0,3 g de fibra e 1 g de gordura (contendo ácidos graxos ômegas 6 e 3 na proporção de 1,5:1);

21% das recomendações diárias de cobre, 11% das de ferro, 7% das de manganês e 3% das de potássio, magnésio e sódio;
15% das de riboflavina, 11% das de tiamina, 4% das de niacina e 2% das de ácido pantotênico, ácido fólico, vitaminas K e E.

Uma ressalva importante a ser feita é que, ao contrário do tem sido divulgado no mercado, a Spirulina não é fonte de vitamina B12. A cianobactéria apresenta a pseudovitamina B12, que é biologicamente inativa em humanos.

BENEFÍCIOS DO CONSUMO:

1. A Spirulina ajuda a emagrecer;
2. Boa para os músculos;
3. Ajuda a combater o câncer;
4. Ajuda a combater doenças cardiovasculares;
5. Ajuda a controlar a glicemia;
6. Ajuda a combater a anemia;
7. Ajuda o sistema imunológico;
8. Ajuda a combater a Cândida;
9. Ajuda a aliviar rinite;
10. Ajuda a desintoxicar o organismo;
entre outros… (associados a uma boa alimentação e atividade física. Não espere esses efeitos não tendo hábitos saudáveis).

Pessoas que apresentam a doença genética fenilcetonúria, que são incapazes de metabolizar o aminoácido fenilalanina, não devem fazer o uso da SPIRULINA. O mesmo é válido aos transplantados e aos que sofrem de lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla ou outra enfermidade autoimune já que a Spirulina tende a estimular o sistema Imunológico. Não consuma a Spirulina caso você seja alérgico a iodo ou marisco.

Consulte o seu médico/Nutricionista antes de fazer o uso da Spirulina e respeite a prescrição recomendada;


O PANETONE DE FINAL DE ANO… COMO CONSUMIR?


Final de ano está chegando e eles já estão nas prateleiras. Posso comer panetone Rodolfo? Lógico que pode, mas vamos aprender e como não torna-lo o vilão dos seus resultados.

1 panetone tradicional de frutas desidratadas tem 500 gramas, totalizando 1750 kcal.
Ao olhar o rótulo, eles sugerem que 1 fatia de 80 gramas (1 porção gigante) tem 280 kcal. Pare para pensar: dividir seu panetone em apenas 6 partes, ficam fatias muito grandes, não fica?

Minha dica é se tenho 1750 kcal e dividir meu panetone em 10 fatias de 2 dedos de largura, estarei ingerindo apenas 175 kcal por fatia, e isso sim, entraria como substituto do meu pão, das minhas torradas, da minha tapioca recheada.

LEMBRE-SE de que o panete é um SUBSTITUTO da porção, e não um adicional. Tomar o café da manhã de costume e incluir o panetone pode não te favorecer nos seus objetivos.

Uma outra dica é quando optar por comer o panetone no café da manhã por exemplo, opte por chá gelados ou sucos com menos calorias. Uma outra estratégia e deixar para comer 1 fatia no lanche da tarde sozinha.

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PREVENÇÃO DO DESLIZE


PREVENÇÃO DO DESLIZE

Nutricionista Rodolfo Scatolon CRN3 38692

Tel: (19) 3039-1581 e-mail: contato@rodolfoscatolon.com.br

Deslize no caso da R.A. é a atitude alimentar diferente da previamente planejada ou volume exagerado da mesma.

CUIDADO para não considerar deslize qualquer tipo de alimentos que intitulamos engordar, não poder comer, com mais açúcar, etc… Eles podem ser PLANEJADOS e então o termo deslize NÃO se aplica, isso é apenas uma permissão (algo planejado).

Ninguém é obrigado a mudar e consegue mudar de comportamento da noite para o dia, é importante ter consciência disso. Respeite o seu tempo. O processo de emagrecimento é algo único e individual. Seu corpo dará conta de eliminar gordura, desde que você respeite o tempo dele. Nada radical dá certo a logo prazo, pense nisso!

Voltando ao deslize… planejado (comer 1 maça e um iogurte no lanche da manhã)

Você precisou sair de casa ou atender um cliente e não levou a fruta e o iogurte – parou no posto de comer um  pão de queijo e tomou um café sem açúcar. (isso vamos considerar como deslize, pois SAIU FORA do planejamento inicial – que está mais condizente com o que você busca hoje).

Qualquer deslize é IMPOSSÍVEL de te prejudicar na eliminação de peso. Isso mesmo! O que te ENGORDA é como você reage ao deslize. Pode ser de maneira positiva ou negativa. Ex:

 

Maneira positiva: ‘’Hoje me perdi no planejamento, e comi o pão de queijo, tenho consciência disso, vou me planejar melhor para evitar a frequência disso e no almoço vou apenas cuidar para montar um prato mais equilibrado e seguir meu planejamento normalmente até o final do dia, esse pão de queijo não vai atrapalhar meu objetivo final.’’

 

Maneira negativa: ‘’Não deveria ter comigo esse pão de queijo, não consigo seguir nada mesmo, já que comi MESMO vou aproveitar e levar um chocolate para comer a tarde e amanhã eu pego firme novamente.’’

 

 

VOCÊ CONSEGUE VER A DIFERENÇA DE COMPORTAMENTOS?

QUAL TE FARIA GANHAR PESO? QUAL FARIA VOCÊ MANTER SEU PESO?