BATATA FRITA EMAGRECE!


BATATA FRITA EMAGRECE!

Isso mesmo, não é uma pergunta, é uma afirmação! Venho hoje revelar para você que vive de dieta que pão emagrece, arroz emagrece, feijão emagrece, pizza emagrece, enfim, eu poderia listar todos os alimentos aqui e todos com o ”emagrece” na frente… assim como eu posso escrever esses mesmos alimentos com a palavra engordar na frete… pão engorda, arroz engorda, feijão engorda, pizza engorda… nossa mas eles são os mesmos alimentos e eles podem emagrecer e engordar ao mesmo tempo? ISSO MESMO!

Tirando o critério da saúde por alguns minutos do foco, é possível emagrecer comendo de TUDO e também é possível engordar comendo de TUDO. O que determina se uma pessoa está magra ou acima do peso é exatamente a quantidade de alimentos que ela ingere diariamente. Ainda tem muita gente que diz que pão, pizza, lanches, bolacha são alimentos de ”gordo” e salada, frutas, sucos detox, etc… são alimentos de magros. Uma idiotice total isso.

Os alimentos estão ao no mundo para todos, todos temos acesso a qualquer tipo de alimento, sejam eles saudáveis ou menos saudáveis… quem come alimentos mais saudáveis tem menos chances de desenvolver problemas de saúde a longo prazo (desde que esse saudável seja equilibrado – nada de paranoias), logo, quem come mais açúcares, mais gordura saturadas e trans, mais sódio, tem mais pre disposição a desenvolver algum problema de saúde A LONGO PRAZO!

Mas voltando ao título, a batata por si só é considerada uma vilã para a maior parte da população, mas é possível emagrecer comendo batata frita. Eu mesmo já atendi casos de pessoas viciadas em batata frita e a estratégia número um não é tirar a batata frita da alimentação delas, mas sim começar a melhorar outros hábitos e a batata só trabalharmos a QUANTIDADE! Se você trocar o arroz e feijão por batata frita na QUANTIDADE adequada você vai ter a MESMAS calorias, logo, se essas calorias não ultrapassarem o que você precisa, pronto, o emagrecimento acontecerá.

Não estou dizendo que que podemos comer batata frita todos os dias e sem critérios. Mas cuidar das quantidades e parar de julga-la como vilã, isso ajudará você melhorar seu relacionamento alimentar e se permitir come-la sem culpa e dando atenção ao processo sem se sentir a pior pessoa do mundo por estar comendo o que a mídia diz te matar, não ser bom, não ser saudável… EQUILÍBRIO SEMPRE!!!

Procure sempre um Nutricionista quando precisar mudar/melhorar/qualificar sua alimentação!

QUAL A MELHOR DIETA PARA EMAGRECER?


Com mais de 57% da população acima do peso e desses 22% são com grau de obesidade I, II e III, o assunto mais visualizado e polêmico da internet, das redes sociais, da Televisão, etc… são sem dúvidas A DIETA e EMAGRECIMENTO.

Hoje existem muitos tipos de dietas sendo comentados e discutidos, mas na verdade qual é a melhor dieta para emagrecer? Vamos aos fatos.

Esse ano mesmo tivemos várias publicações cientificas que compararam diferentes tipos de estratégias nutricionais e todos mostraram os mesmos resultados, ou seja, independente do ESTILO de alimentação adotado todos os pacientes perdem peso e as diferenças não são significativas a ponto de se afirmar que um é MELHOR que o outro.

Em um nos meus cursos que ministro para todo o Brasil, sobre grupos de emagrecimento, apresente algumas citações de artigos que demostram na prática que o que importa inicialmente para que um indivíduo emagreça ele coma menos que do que gaste, ou que gaste mais do que consume. (podendo comer menos ou incluindo a atividade física por exemplo).

Lógico que a composição dos alimentos influencia na forma que eles são metabolizados, ou seja, mas mesmo assim, na prática o que se nota é que mesmo que a pessoa siga uma low, paleo, dukan, detox, etc… o que vai ajudar ela a eliminar peso é a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Vale lembrar que se você comer somente proteínas o dia todo por exemplo e isso totalizar 2000 kcal e você ter um TMB (Taxa de metabolismo basal de 1500kcal + FT), você tem 500 kcal extras que seu corpo não precisará e isso também vira gordura. Assim como carboidrato em excesso virará gordura e não é diferente para a gordura, seja ela boa ou ruim. Para nosso corpo a matemática é simples… SOBROU ELE ARMAZENA e FALTOU ELE BUSCA ESTRATÉGIAS PARA OXIDAR GORDURA (ou massa magra).

Sempre haverá pessoas que se deram bem com algum estilo alimentar específico, e isso fará com que ele seja a propaganda viva daquilo, pois para ela DEU CERTO. Ela acertou querer mudar seu estilo de vida, estava motivada, conseguiu superar alguns desafios, e bla bla bla.. mas isso não significa que TODOS terão o mesmo resultado. Mas então o que você deve fazer para saber qual o melhor método de emagrecimento?

Primeiro: antes de começar qualquer coisa se pergunte se esse estilo alimentar é possível se ser seguido PARA TODA SUA VIDA, pois se você começar algo que julgue ser chato, desconfortável, que te isole da sua vida social e familiar, que te faça sentir mais triste, que te deixa ansiosa, etc… quando você terminar isso, o que vai acontecer? Você não vai conseguir dar manutenção para todo o peso eliminado.

Segundo: os alimentos que eu mais gosto de comer atualmente, são permitidos em algum momento? Se hoje você tem prazeres em comer determinados alimentos, lembre-se que comer não é nenhum pecado, não é errado comer, mas você precisa focar na quantidade e frequência de consumo.  Excluir alimentos da sua rotina podem te deixar mais triste, mais ansiosa, aumentar seu isolamento social, contribuir para aumento de sentimentos depressivos, além de levar a futuros episódios compulsivos. Comer 100 kcal não engorda ninguém, porém comer 1000 kcal de uma única vez é calória demais para seu corpo dar conta.

Terceiro: dar certo, não significa ser saudável.

Quarto: faça o processo para você e não para seguir tendencias ou aguardar grupos sociais.

Quinto: procure um Nutricionista.

 

Resumindo, não existe a melhor dieta (VERDADE), mas existe aquela dieta que melhor se adeque a sua rotina e tenha maior adesão. Então deixe de esperar a MODA do mês aparecer para ”pegar firme”, comece a gora com pequenas mudanças e foque mais no seu PLANEJAMENTO.

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Meu corpo gasta menos energia depois dos 30 anos?


#Repost @dr.albertodiasfilho (https://www.facebook.com/search/top/?q=dra%20fl%C3%A1via%20moraes%20endocrinologista)
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É mais difícil perder peso quando você está mais velho?

Sim Infelizmente. Embora seja possível perder peso em qualquer idade, vários fatores dificultam a perda de peso com a idade.

Mesmo aqueles que permanecem ativos perdem massa muscular a cada década a partir dos 30 anos, sugere a pesquisa, substituindo-a por gordura. Os músculos consomem mais calorias do que gordura, então menos músculos significa um metabolismo mais lento e a necessidade de menos calorias, disse o Dr. Medha Munshi, geriatra e endocrinologista do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston.

Níveis decrescentes dos hormônios sexuais estrogênio e testosterona, que geralmente começam em torno dos 50 anos para as mulheres, com o início da menopausa e um pouco mais tarde para os homens, aumentam o efeito, disse Munshi, que também dirige o programa de diabetes geriátrico da Joslin Diabetes Center.

As pessoas mais velhas também tendem a ter mais dores e a ser mais sedentárias, exercendo menos atividades físicas.

Em vez de ficar obcecado com um número em uma balança, o Dr. Cho sugere que os idosos se concentrem no condicionamento físico geral. “Não se trata de perder peso”, disse ela. “É sobre manter a perda de peso, mas também sobre alimentação saudável e estilo de vida”. A adição de massa muscular através do treinamento com pesos também pode ajudar a acelerar o metabolismo, ou pelo menos compensar um pouco seu declínio, disse Munshi. Ela diz a seus pacientes mais velhos que “você precisa disso agora mais do que precisava aos 25 anos”. Comer mais proteína – mas não mais calorias – também pode ajudar a construir ou sustentar músculos, disse ela. E ela observou que muitos de seus pacientes mais velhos acabam ficando abaixo do peso porque perderam o apetite junto com o olfato, então a comida não parece mais atraente.
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