DICAS PARA REDUÇÃO DO COLESTEROL!


As dicas abaixo são de caráter geral, sempre consulte seu médico para adequação da medicação e seu nutricionista para intervenções específicas e baseadas na sua rotina.

 

HIPERCOLESTEROLEMIA

É uma elevação isolada do colesterol total e/ou LDL-colesterol. A orientação nutricional deve controlar o consumo de gordura saturada, gordura trans e colesterol, além de promover o consumo de alimentos fonte de fibras solúveis, fitoestrógenos, ácido fólico, B6, B12 e poli-insaturados Ômega-3. Preferir:

  • Até 1 ovo cozido, pouchê ou mexido no leite desnatado ao dia;
  • Leite/iogurte/coalhada desnatados, queijo branco, ricota, cottage, requeijão light ou zero;
  • Carne bovina magra (coxão duro e patinho), peito de frango, peru ou chester sem pele;
  • Peixes gordos (ômega-3 = reduz o LDL): sardinha, atum, salmão, arenque;
  • Folhosos a vontade: couve, alface, agrião, espinafre;
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia por dia: sobre frutas ou iogurtes;
  • Cereais integrais: pão, biscoitos, macarrão, arroz, etc…
  • Leguminosas diariamente: feijão preto, branco, grão-de-bico, soja, ervilhas, fradinho;
  • Óleo de girassol, milho ou azeite extra-virgem;
  • Abacate, amêndoa, castanha de caju, castanha-do-pará, nozes;
  • Soja (leite, grão, tofu, proteína vegetal texturizada);
  • Vegetaisricos em ácidos fólico: espinafre, abóbora. Em B6: gérmen de trigo, abacate, batata assada com casca, banana, figo. B12: salmão, carnes magras;
  • Alimentos antioxidantes: laranja, kiwi, limão, alho, couve0flor, brócolis, cenoura;
  • Sugestão de coquetel para baixar o colesterol – 1 copo de suco de laranja ou de leite desnatado + 1 banana prata + 1 colheres de sopa de farelo de aveia + adoçante. Tomar pela manhã em jejum antes do café da manhã;

Evitar

  • Margarina comum (80% lipídios), manteiga, creme de leite, leite/iogurtes/coalhadas integrais, queijos cremosos e amarelos, nata de eliite, gordura hidrogenada, banha animal, óleo e leite de coco;
  • Bacon, toucinho, linguiças, salame, paio, presunto, mortadela;
  • Pele de aves, gordura visível de carnes, rim, fígado, coração;
  • Produtos industrializados congelados (empanados e hambúrguer);
  • Paes doces com creme, biscoitos recheados, amanteigados, wafers;
  • Massas com molhos cremosos: a base de molho branco ou queijos;
  • Sorvetes cremosos ou com gordura vegetal hidrogenada;
  • Creme chantilly, maionese, molhos prontos para saladas;
  • Doces concentrados como goiabada, doce de leite, bananada, chocolate, tortas, bolos com creme;
  • Bebidas achocolatadas;
  • Refrigerantes e bebidas alcoólicas;


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *