GRUPOS DE EMAGRECIMENTO – FAZER OU NÃO?


Atualmente os números de sobrepeso e obesidade no mundo estão crescentes e alarmantes. Assim como o número de profissionais da área na nutrição cresce, a industria tem contribuído com muitos alimentos ricos em açúcares, gorduras e muitas calorias vazias. A falta de tempo das pessoas prejudica a prática frequente de atividade física e favorece o consumo dos industrializados, que são os principais fatores para esse crescente aumento de pessoas acima do peso.

Um relato muito comum de pessoas obesas é que já tentaram de tudo para emagrecer e tem baixa motivação e auto-estima. Será que os grupos de emagrecimento são uma boa estratégia?

Atualmente os grupos de emagrecimento tem sido uma estratégia pouco usada, mas que a psicologia sempre sustentou na teoria e na prática que grupos terapêuticos tem ENORME poder de transformação em qualquer indivíduo para qualquer objetivo que seja. Quando estamos pensando em reunir várias mulheres obesas que já tentaram de tudo, que passam pelos menos problemas, pelas menas dificuldades, pelas mesmas angustias, etc… a troca de experiencias e interação do grupo tem efeito mágico. Poder colocar para fora as angustias, dificuldades e ter alguém que te ouça sem julgamentos, sem discriminação é uma prática libertadora.

Os grupos supervisionados por Nutricionistas e Psicólogas tem mostrado em diversos estudos melhoras em: auto-estima, auto-imagem, motivação, melhora de sintomas depressivos, melhora de convívio social, menores sentimentos de incapacidade, redução de medidas e peso total.

Para quem os grupos são indicados:

  • Pessoas que relatam ter baixa motivação
  • Pessoas que desanimam com facilidade
  • Pessoas que sentem a necessidade de supervisão mais frequentes (semanal)
  • Pessoas que já tentaram de tudo e sempre estão acima do peso
  • etc…

OBS: mesmo os grupos sempre comprovados cientificamente a sua eficacia no processo, é importante lembrar que o resultados depende inicialmente se o paciente está disposto a mudar hábitos e querer o processo por ele mesmo. Quando a pessoa não está preparada para perder peso, seja grupos, atendimento particular, nada será eficaz. Se você quer entrar em um grupo de emagrecimento responda a seguinte pergunta: EU QUERO EMAGRECER DE VERDADE? Se a resposta for sim, corra de se inscreva, se dê essa chance e transforme sua vida.

Muitas mulheres tem resistência em participar de grupos por sentirem vergonha de ter mais mulheres juntas, mas acredite, a interação entre você e outras mulheres com o mesmo objetivo é algo único e a experiencia será positiva. Não deixe esse pensamento sabotador atrapalhar a sua escolha por um grupo.

 

Em Limeira coordeno a mais de 4 anos o Desperte-se Magra, grupo com suporte semanal nutricional e Psicológico em grupo. Venha conhecer nosso trabalho. www.despertesemagra.com.br – também estamos no FanPage: Desperte-se Magra Limeira

desperte-se marca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *