MOTIVAÇÃO!


MOTIVAÇÃO!

É caracterizado como um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir um objetivo ou objetivos; do Latim ”motivus”, significa MOVER, gerando alguns comportamentos.

O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum MOTIVO ou RAZÃO. A motivação é essencial para a vida, para entender o comportamento humano e para compreender o que faz com que alguém aja de determinada forma.

Segundo as pesquisas, e uma questão importante é ter consciência que NINGUÉM é capaz de motivar o outro. A motivação é um aspecto individual. Cada individuo tem a sua capacidade de se motivar ou desmotivar, conhecida como AUTOMOTIVAÇÃO, ou motivação intrínseca, que ocorre por meio de uma força interior, e pode mudar ao longo do tempo e sofrer influências internas e externas.

a motivação Intrínseca pode ser vivenciada de três formas:

1 – Ao aprender, explorar ou tentar compreender algo novo.

2 – Ao tentar uma tarefa, o desafio de criar algo ou se superar.

3 – Pelo estimulo das sensações prazerosas associadas às mudanças (inclusive estéticas) que influenciam os sentidos.

A motivação para realização de qualquer mudança se dá pela consciência (preciso mudar, quero mudar, assim não dá mais, etc…) e depende do momento de vida da pessoa (desejo, confiança e prontidão para mudar).

OBS: Quando vemos fotos de antes e depois, uma amiga que mudou seus hábitos, embora você teve uma motivação extrínseca, na verdade ela ATIVOU sua consciência (você para de acreditar em algumas crenças por exemplo – de não ser capaz, de não ter idade, etc…) e então ativa a sua própria motivação intrínseca.

QUAIS MOTIVOS VOCÊ TEM PARA MUDAR? Se você souber responder essa pergunta você será motivada o suficiente para conseguir atingir seu objetivo. 😀

(texto Adaptado do Livro Nutrição Comportamental 2015).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *