QUAL A MELHOR DIETA PARA EMAGRECER?


Com mais de 57% da população acima do peso e desses 22% são com grau de obesidade I, II e III, o assunto mais visualizado e polêmico da internet, das redes sociais, da Televisão, etc… são sem dúvidas A DIETA e EMAGRECIMENTO.

Hoje existem muitos tipos de dietas sendo comentados e discutidos, mas na verdade qual é a melhor dieta para emagrecer? Vamos aos fatos.

Esse ano mesmo tivemos várias publicações cientificas que compararam diferentes tipos de estratégias nutricionais e todos mostraram os mesmos resultados, ou seja, independente do ESTILO de alimentação adotado todos os pacientes perdem peso e as diferenças não são significativas a ponto de se afirmar que um é MELHOR que o outro.

Em um nos meus cursos que ministro para todo o Brasil, sobre grupos de emagrecimento, apresente algumas citações de artigos que demostram na prática que o que importa inicialmente para que um indivíduo emagreça ele coma menos que do que gaste, ou que gaste mais do que consume. (podendo comer menos ou incluindo a atividade física por exemplo).

Lógico que a composição dos alimentos influencia na forma que eles são metabolizados, ou seja, mas mesmo assim, na prática o que se nota é que mesmo que a pessoa siga uma low, paleo, dukan, detox, etc… o que vai ajudar ela a eliminar peso é a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Vale lembrar que se você comer somente proteínas o dia todo por exemplo e isso totalizar 2000 kcal e você ter um TMB (Taxa de metabolismo basal de 1500kcal + FT), você tem 500 kcal extras que seu corpo não precisará e isso também vira gordura. Assim como carboidrato em excesso virará gordura e não é diferente para a gordura, seja ela boa ou ruim. Para nosso corpo a matemática é simples… SOBROU ELE ARMAZENA e FALTOU ELE BUSCA ESTRATÉGIAS PARA OXIDAR GORDURA (ou massa magra).

Sempre haverá pessoas que se deram bem com algum estilo alimentar específico, e isso fará com que ele seja a propaganda viva daquilo, pois para ela DEU CERTO. Ela acertou querer mudar seu estilo de vida, estava motivada, conseguiu superar alguns desafios, e bla bla bla.. mas isso não significa que TODOS terão o mesmo resultado. Mas então o que você deve fazer para saber qual o melhor método de emagrecimento?

Primeiro: antes de começar qualquer coisa se pergunte se esse estilo alimentar é possível se ser seguido PARA TODA SUA VIDA, pois se você começar algo que julgue ser chato, desconfortável, que te isole da sua vida social e familiar, que te faça sentir mais triste, que te deixa ansiosa, etc… quando você terminar isso, o que vai acontecer? Você não vai conseguir dar manutenção para todo o peso eliminado.

Segundo: os alimentos que eu mais gosto de comer atualmente, são permitidos em algum momento? Se hoje você tem prazeres em comer determinados alimentos, lembre-se que comer não é nenhum pecado, não é errado comer, mas você precisa focar na quantidade e frequência de consumo.  Excluir alimentos da sua rotina podem te deixar mais triste, mais ansiosa, aumentar seu isolamento social, contribuir para aumento de sentimentos depressivos, além de levar a futuros episódios compulsivos. Comer 100 kcal não engorda ninguém, porém comer 1000 kcal de uma única vez é calória demais para seu corpo dar conta.

Terceiro: dar certo, não significa ser saudável.

Quarto: faça o processo para você e não para seguir tendencias ou aguardar grupos sociais.

Quinto: procure um Nutricionista.

 

Resumindo, não existe a melhor dieta (VERDADE), mas existe aquela dieta que melhor se adeque a sua rotina e tenha maior adesão. Então deixe de esperar a MODA do mês aparecer para ”pegar firme”, comece a gora com pequenas mudanças e foque mais no seu PLANEJAMENTO.

Me siga no instragram: rodolfo scatolon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *