A moda free glúten!


O que eu penso sobre o glúten…

…bom inicialmente antes de formar qualquer opinião procurei artigos científicos nas melhores revistas nacionais e internacionais sobre a restrição do glúten. TODOS os artigos que encontrei relacionavam o glúten e seus malefícios apenas aos celíacos (pessoas realmente intolerantes a essa proteína). Ou veja, todos esses sintomas que lemos por ia que o atual MODISTA causa é característico dos intolerantes.
Realmente li uma publicação onde o autor trabalhou com 2 grupos de crianças onde um não recebeu nenhum tipo de produto com glúten, enquanto o outro grupo consumiu normalmente na rotina por um período de meses. No final do estudo o autor concluiu em dados estatísticos as crianças que NÃO consumiram nada de glúten no período aumentaram 8 vezes a chances de desenvolver a intolerância, já o outro grupo apenas em 20% a chance de seres futuro intolerantes! (Fica o recado para as mamães dessa geração free glúten que fica proibindo o filho de comer… você estará predispondo seu filho a uma intolerância 8 vezes maior).

Mas Rodolfo, eu tirei o glúten da dieta e perdi peso! Ótimo, qualquer dieta que reduza a quantidade de carboidratos promove inicialmente perda de peso. Mas essa perda não está ligada diretamente ao GLÚTEN e sim aos alimentos ricos em carboidrato SIMPLES que você deixou de comer… Não de o mérito isolado ao glúten.

E só compartilhando: já atendi várias pessoas que entraram nessa onda free glúten e ganharam peso, pois com o aumento dos intolerantes a oferta desses produtos tem aumentado e hoje TODOS tipos de produtos encontramos sem glúten, mas os substitutos do trigo, aveia nas preparações tem calorias, e muitas pessoas comem a versão sem glúten e não controlam a quantidade… logo o peso irá aumentar mesmo! Temos que ter equilíbrio!

Os produtos free glúten são desenvolvidos para CELÍACOS. Eu fico extremamente triste em ver pessoas SAUDÁVEIS consumindo esses produtos só pelo modismo. Já parou para pensar que DEUS te deu saúde, você pode aproveitar de uma vida normal, comendo produtos saudáveis SIM, mas não necessariamente sem glúten, e você ai se comparando com uma pessoa doente… O celíaco sim é beneficiado em consumir esses produtos, você está consumido só por modismo e para GASTAR mais dinheiro!

Eu digo por mim, desde criança a base da minha alimentação é leite e pão, lógico que com os passar dos anos fiz as trocas inteligentes, pela versão integral e desnatado. E nem por isso sou menos saudável que ninguém. Meus exames estão todos ok, em níveis invejáveis!
Antes de mudar qualquer coisa na sua alimentação, procure um profissional nutricionista de sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *