A terapia Cognitiva Comportamental no Tratamento de Obesidade!


Rodolfo, já tentei de tudo: já passei em todas nutricionistas da cidade, já tomei todas medicações possíveis, já fiz métodos estéticos, já fiz a todas as dietas de internet que você imaginar e nunca consegui manter o peso…

Essa é uma afirmação que ouço diariamente em consultório. E sempre respondo assim:
– Você disse que já tentou de tudo, mas está errada/o, já tentou procurar uma psicologa para emagrecer?
Todas me olham com cara estranha e muitas respondem que NÃO!

E eu reforço:
– Se não deu certo tudo o que me relatou acima é porque você só buscou tratar o problema e não a CAUSA dele…
– Já parou para pensar o que está te levando a comer sem controle?
– Quais os pensamentos que aparecem na sua mente antes do ato de comer?
– Que sentimentos estão envolvidos no ato comer?

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A TCC (terapia Cognitiva Comportamental) é apontada como uma estratégia eficaz no tratamento da obesidade.
Segundo Duschesne 2007, o emagrecimento pressupõe mudança de hábitos e comportamentos. Antes de mudanças comportamentais, implica-se a necessidade de alterações cognitivas. Parte-se do principio que indivíduos obesos ou com sobrepeso possuem crenças disfuncionais acerca da alimentação e do peso. Este esquema cognitivo gera sentimentos de culpa, ansiedade, preocupações, raiva, estresse, tristeza e impotência, resultando em problemas de relacionamento interpessoal, conjugal e familiar, além de associar-se a outros transtronos psicológicos como depressão e transtorno de compulsão alimentar periodica (TCAP).

A TCC baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta oque elas SENTEM e FAZEM. nesse sentido a TCC busca auxiliar na identificação de pensamentos sabotadores e a responder a eles, de maneira funcional, o que leva a pessoa a se sentir melhor e a se comportar de modo mais adaptativo ao seu ambiente. A TCC modifica as cresças disfuncionais dos indivíduos com excesso de peso sobre alimentação e dietas através da reestruturação cognitiva, substituindo-as por crenças mais funcionais (J. Beck, 1997).

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Já tentou de tudo mesmo? Procure um/a psicologo/a, ou grupos que tenham psicólogos e veja como mudar pequenos comportamentos podem te deixar magra para sempre!

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