Alimentação saudável para quem está com dengue!


Rodolfo, estou com dengue, o que comer?

Minhas pacientes em consultório que infelizmente pegaram dengue estavam todas com o suporte nutricional, e de fato as que se esforçaram para seguir as dicas tiveram melhora e recuperação mais rápida que as que não conseguiram seguir as dicas.

Mas ao ver a nossa cidade com hoje mais de 3100 casos diagnosticados, como profissional da saúde quero compartilhar com você algumas estratégias importante para te auxiliar na melhora do quadro ou de algum familiar ou amigo que tenha contraído a doença.

HIDRATAÇÃO: devido a febre, vômitos e diarreias o corpo sofre grande desidratação, e por isso é muito importante cuida para reposição de líquidos. A água sempre é a primeira e melhor escolha, mas para quem está com dificuldade em ingeri-la, prepare sucos naturais mais ”ralos” leves com bastante água e sirva para a pessoa em várias porções melhores. Não é preciso beber 500 ml de líquidos de uma única vez. 200 ml por hora é ótima quantidade. As pessoas que gostam de chá, podem ingeri-los sem problemas, Assim dá para ir variando os sabores durante o dia (vale os de caixinha – sachet).

Dica: faça um SUCHÁ:
Receita: 500 ml de chá de sua preferencia e 1 fruta batida no liquidificador (peneirada). Misturar os dois líquidos e ir servindo ao doente de hora em hora. Fica super saboroso, além de ser rica em vitaminas e antioxidantes que auxiliam na melhora da hidratação e do estado geral.

PREFIRA ALIMENTOS MAIS LEVES: a perda de apetite nas pessoas contaminas é um dos principais sintomas, então evite quando ela se permitir comer, seguir alimentos gordurosos como feijoadas, molhos brancos, molhos com queijos, peles de frangos, linguiças, bacon, etc… prefira alimentos mais leves como filé de frango desfiado ou algum tipo de peixe (salmão, merluza, tilápia, etc), os legumes podem ser cozidos no vapor e depois amassados com garfo para ser ingeridos com maior facilidade. E se a pessoa tem dificuldade em comer sirva em menor quantidade e várias vezes ao longo do dia. Na minha opinião o peixe é uma das melhores escolhas nesse momento, pois a textura é leve e a sua digestão é bem rápida em relação a outras carnes, o que ajudo o individuo a comer. (mas apenas 1 filé de 80 gramas é o suficiente para uma refeição).

INCLUIR FRUTAS: as frutas são ricas em vitaminas e minerais importante para uma boa reabilitação. Essas nos temos grande variedade a disposição. A ingestão de 3 porções por dia já é um ótimo começo, podendo ser até 5. Prefira servi-las nos intervalos das refeições para não atrapalhar as principais refeições. Comer a fruta e tomar UM SUCO dela é a mesma coisa, no ponto de vista vitaminas, mas nos sucos temos água que ajuda ainda mais na hidratação! Prefira fruta como mamão, pera, melancia, maracujá, kiwi, etc…

CONSUMIR ALIMENTOS FONTE DE FERRO: o ferro é importante para a formação de novas hemácias, por isso é importante cuidar para termos diariamente carne vermelhas magras (patinho, coxão mole e duro) ou miúdos (rim, fígado), brócolis, feijão, beterraba, couve, espinafre, rúcula, chicória, ovos… E sempre que consumir esses alimentos no almoço, aconselho que a pessoa chupe uma LARANJA de sobremesa, pois a vitamina C ajuda na absorção de ferro.

POLIVITAMÍNICOS: Nos casos que o doente não está conseguindo se alimentar de maneira adequada, seu médico ou nutricionista podem avaliar a importância do consumo de vitaminas, para evitar que seu corpo fique ainda mais fraco. Mas evite tomar por conta, consulte seu médico ou nutricionista).

Existem alguns alimentos que dificultam a coagulação sanguínea e esses em grandes quantidades devem ser evitados (uma porção ou outra não tem problema, só evite exagerar no consumo durante a instalação da doença), que são: amêndoas, nozes, batata inglesa, tangerina, morango, pepino, tomate e groselha.

Outra dica interessante é fazer sopas e caldos como canjicas, sopa de feijão, purês de legumes e papinhas de frutas…

    • Dani, seria mais interessante comer purê de mandioquinha, batata doce, inhame, ou de outros legumes mesmo como cenoura, brócolis, abóbora…

  • Olá Dr,a 3 atrás sentir dores nas costas,tive febre,dores de cabeça,e falta de apetite….hj n tenho febre mais,mas sentiam pouquinho de dor nas costas,acho q devido de ir ao mercado faze compra,agora noite senti vontade de jantar, jantei bem…as pernas sinto uma moleza e nos braços n sei as foi falta de alimentar direito por esses dia será q pode ser dengue fiz exame sangue. A plaquetas deu 18000,mês passado em outro exame de rotina deu 256000….o q Dr me diz…obgda

    • Nessa caso é importante procurar meu médico, pois como Nutricionista não cabe a mim dar diagnosticos… Até mesmo porque poder ser várias coisas… 😀

  • Gostei das dicas estou com dengue fraca não como direito tou tomando muito líquido sucos Gatorade uva melancia água kiwi suco de laranja inhame água de coco. Mais a fraqueza que é ruim . Falta de apetite emagrecir muito e sinto corpo muito fraco.Tem alguma vitamina que aumenta apetite e peso.Quero mais explicações sobre o tratamento da dengue.

    • Nos textos anteriores tenho um texto falando mais detalhes sobre a dengue e tratamento nutricional… Mas é muito importante procurar seu médico e fazer o acompanhamento dos exames bioquímicos.

    • Não vejo problemas em consumir… porem lembre de evitar comer apenas caqui… varia as frutas..

  • Olá Dr boa tarde
    Estou com dengue acredita 7 dias sinto muita coceira e fraqueza boca seca gostaria de saber se posso comer caqui ou se a fruta é prejudicial
    Obrigada

    • Não existe restrição para essa fruta, porem pense sempre em variar, comer o maior numero de frutas diferentes no seu dia a dia ajuda a garantir mais nutrientes e mais equilíbrio… 😀

  • D.me ajude por favor to apavorada, meu marido está com dengue . Ta com o estômago inchado e doendo muito que faço para ajudar ele. Desde já lhe agradeço tenha uma boa noite

    • Carla, como Nutricionista, não tenho conhecimento patológico e de tratamentos da dengue. Esses sintomas devem ser relatados ao médico do PS ou particular que está acompanhando seu marido.

      Da parte nutricional é importante cuidar da hidratação dele, oferecendo sempre água e chás e alimentos mais leves…

      Abraços, e melhoras para o marido.

      • Bom dia Claudia,

        Não somente os fonte de vitamina C, quando pensamos em EQUILÍBRIO, seria um corpo que tem todos os nutrientes necessários para seu funcionamento normal. A vitamina C é a mais fácil de atingirmos no dia-a-dia… dificilmente suplemento esse tipo de vitamina!

  • Ola Dr, estou com suspeita de dengue, ja fui ao medico e fiz alguns exames. Gostaria de saber se tem algum problema em comer banana, goiaba e pinha/fruta do conde?

    • Olá, não vejo motivo para não tomar. Não temos nada que comprometa o quadro da dengue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *