Alimentação x Dengue – O que preferir?


A epidemia da dengue: O que eu devo comer para me prevenir?

O assunto mais comentado no momento em Limeira e região! Estamos com números de casos de dengue nunca vistos anteriormente e temos que nos prevenir e nos cuidar! Prevenir é melhor solução.

Você deve ter pensado, nossa o nutricionista vai nos passar o ‘’Alimento Mágico’’ contra a dengue!!? Pensou errado, eu apenas vou esclarecer para você algumas questões importantes do ponto de vista nutricional!
Primeiro: Paremos de pensar que UM ÚNICO alimento é a solução para o problema. Não existe evidencia nenhuma que inhame, própolis (os mais comentados até o momento) tenham características específicas que tratam ou CURAM a dengue. Entenda porque…

O INHAME: está sendo comentado pois é um tubérculo rico em vitaminas do complexo B, e o que é verdade de fato é que pessoas que tem uma ingestão dessas vitaminas adequada a sua pele produz naturalmente um odor que afasta os mosquitos em geral. Porem, se eu preciso ter uma boa ingestão de complexo B, não necessariamente eu precise atingir essas quantidades comendo somente INHAME, existem outros alimentos fonte dessa vitamina como: banana, carnes bovinas, os miúdos, como fígado ou rim, vegetais verdes escuros como couve ou espinafre, cereais integrais e os ovos. Ou seja, se eu estou comendo esses alimentos diariamente não tenho que me ENTUPIR de inhame.
DICA de ouro: se realmente quer atingir as necessidades de vitaminas do complexo B para prevenir a picada do mosquito eu sugiro o uso do próprio complexo B que compramos na farmácia. Super barato e não existe contra indicação. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, o que seu corpo não aproveitar será excretado pela urina. E só avisando, você notará que sua urina ficará com cor mais forte (amarelo bem forte), o que é normal.

JÁ PRÓPOLIS: é um antiviral, antifúngica, Função imunoestimulante, Combate os radicais livres, Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos… Ai eu te pergunto, adianta só tomar o própolis e não consumir outras vitaminas que são responsáveis pelo sistema imunológico?
Para ter um ótimo sistema imunológico, o que precisamos? Uma boa alimentação equilibrada em frutas, verduras, legumes, com proteínas de bom valor biológico (carnes brancas como frango e peixes e ovos, adequada ingestão de vitamina C, A, e fibras, pré e probióticos já contribuem para um sistema imunológico mais reforçado.

A prevenção da dengue está em ações físicas como manter locais limpos e não deixar água parada, das quais não vou entrar no mérito. Mas um bom repelente é uma boa estratégia para associar a alimentação.

Mas do ponto de vista nutricional: não fique esperando a TV a cada semana anunciar um ‘’alimentos milagroso’’. Como de 3 em três horas, varie as frutas e legumes nos lanches e refeições. Prefira carnes brancas e inclua fígado bovino pelo menos 1 vez na semana.
Polivitamínicos são bem vindos aos que tem uma alimentação desregrada (mas consulte seu médico ou nutricionista sobre a real necessidade.

COMPLEXO B de farmácia: na minha opinião como nutricionista, seria a melhor escolha para prevenção, no ponto de visto alimentar! Mas vale lembrar, só tomar complexo B e não cuidar da alimentação pode deixar seu sistema imune em baixa. Por isso a importância de ter um cardápio adequado a suas necessidades! Procure um NUTRICIONISTA!

E é muito importante cuidar da hidratação! De nada vale um consumo adequado de vitamina hidrossolúveis e ter baixa ingestão hídrica. Abuse da água, chás e inclua sucos naturais entre as refeições.

E ATENÇÃO MULHERADA QUE ADORA FAZER DIETAS RESTRITIVAS (SOPA, DO CHÁ, JEJUNS PROLONGADOS, DIETA DE REVISTAS DE MODA, DA LUA, ETC…) ESSAS DIETAS DESTROEM SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO. NÃO ESCOLHA ESSES TIPOS DE DIETAS NESSE MOMENTO DE EPIDEMIA NA CIDADE. É POSSÍVEL ATINGIR OBJETIVOS SEM ESCOLHAS DRÁSTICAS!

    • Boa tarde, grato por entrar no meu site e ler as matérias. Mas como sou Nutricionista, não cabe a mim tirar dúvidas específicas. Caso o texto não tenha atendido sua expetativa, procure o profissional que a acompanha e tire as dúvidas individuais. Não posso passar orientações específicas virtualmente. espero que compreenda minha colocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *