Alimentos Integrais x Refinados


É uma prática muito comum para aqueles que hoje buscam uma vida mais saudável optar pelos alimentos integrais. Porem algumas pessoas ainda não sabem realmente a diferença entre eles, vamos lá:

Os alimentos refinados são aqueles que no processo de industrialização perdem as cascas, germe e película do grão, e por isso são menos nutritivos e geralmente pobres em fibras. Já os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos.

Um erro muito comum que os pacientes acabam relatando é: depois que comecei comer alimentos integrais notei que meu peso começou aumentar. Fique atento, o fato de você apenas fazer a substituição não significa que terá perda de peso, tudo depende da quantidade de alimentos ingerido. Se antes você comia 4 colheres de servir de arroz branco (e estava ganhando peso) e fato de comer 4 colheres de servir de arroz integral não está alterando em nada a quantidade de calorias da sua refeição, mas sim, qualificando em mais vitaminas, minerais e fibras. Isso mesmo, alimentos refinados e integrais tem em média a mesma caloria. E então você deve estar se perguntando, qual a vantagem de consumi-los?

– Os alimentos integrais mesmo tendo a mesma caloria dos refinados, tem suas vantagens de consumo por proporcionar ao a nos mais vitaminas (Complexo B), minerais (Cálcio, ferro, fósforo, potássio, etc…) e fibras dietéticas (que atuam no bom funcionamento do intestino e na prevenção de doenças cardiovasculares). Lembrando que o consumo de alimentos integrais, seguido de uma prática muito simples, a mastigação, pode auxiliar no emagrecimento, pois devido as fibras, trás maior sensação de saciedade e a fome demora mais tempo a voltar.

E lembre-se, sempre procure um profissional para te orientar no processo de emagrecimento, saúde é coisa séria.

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