Balança x Composição Corporal


Todos os dias vemos algo na internet, na televisão, nas revistas sobre emagrecimento. Anúncios muitas vezes absurdos e ousados que garantem mais de 1 kg na semana! Muitas pessoas tomam essas propagandas como verdade e se arriscam a estressar seu metabolismo seguindo tais prescrições! De fato, muitas delas ”emagrecem” rapidamente mesmo, porem a curto prazo e logo o peso volta (tema abordado na matéria porque eu volto a ganhar peso com dietas restritivas).

Mas quero entrar num assunto um pouco mais importante, um pouco mais profundo, pois perder peso não é simplesmente perder peso. Está envolvido nesse processo muitas questões familiares, sociais, psicológicas e metabólicas.

Quando pensamos em peso corporal, esse representa toda a sua distribuição da sua composição corporal sendo seu peso magro e seu peso em massa de gordura.

Uma situação muito comum é pessoas que resolvem mudar o estilo de vida e iniciam seus treinos em academias e ao mesmo tempo procuram um profissional nutricionista, nas primeiras semanas indivíduos sedentários conseguem ganhar um pouco de massa magra e ao mesmo eliminar gordura ao mesmo tempo, o que a longo prazo, são estratégias que precisam ser trabalhadas isoladamente. (essa regra vale apenas para sedentários que iniciam atividade física regular).

Como o objetivo geralmente é perder peso, e a motivação está em alta, muitas mulheres se pesam sempre nesse primeiro momento (quase todos os dias) e notam que o peso está o mesmo, ou que está oscilando para mais em alguns momentos. Nesse momento não se deve entrar em desespero, primeiro deve-se fazer uma pequena analise do seu empenho como:
– Será que estou fazendo tudo certo?
– Estou me hidratando bem (para não ter retenção e isso contribuir para meu peso estar maior)?

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Caso você responda que está tudo certo de fato, fica aqui minha dica, relaxe e NÃO perca o foco. Você possivelmente está perdendo medidas (você consegue ser que a calça está mais larga, as blusinha da academia está mais solta), então isso significa que alguma coisa está sendo perdida, concorda comigo?

Agora o fato da balança em alguns momentos apresentar o meso peso é pelo simples fato de gordura ter MAIS voluma e pesar menos que o músculo! Como mostra a imagem abaixo:

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Vamos analisar mais criticamente essa imagem: você consegue observar que a gordura é muito mais volumosa? E que por ter maior volume, exige muito mais estratégias mais ser oxidada (Queimada). E ao observar o músculo, ele é tão menor em relação a gordura porem tem o mesmo peso que ela. Por isso no inicio dos treinamentos é comum desenvolvermos massa magra com mais facilidade (mas mulheres, fiquem tranquilas, vocês não tem genética para ficar ganhando massa magra sempre, não vão ficar musculosas com os treinos padrões da sua academia, por isso não desista da musculação).

Ficou mais claro para você porque o peso não altera nas primeiras semanas? Depois dessas primeiras semanas, com a estagnação da evolução da massa magra, é natural que você comece a perder mais peso em balança e em gordura (desde que se alimente e treine adequadamente para isso). E lembre-se que se alimentar bem ajuda a manter massa magra e oxidar mais gordura. Perder massa magra como já explicado não é vantajoso para sua saúde e nem para o emagrecimento!

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