CARNAVAL: COMO EVITAR QUILOS EXTRAS?


É muito comum pessoas terem dificuldades em manter o seu peso em feriados prolongados, mas será que isso é uma realidade para todos? Aos que acreditam que isso é normal, que não tem problema, SIM. Porém quando temos hábitos incorporados, os feriados são apenas, um dia como outro qualquer (no quesito alimentação) e um dia de muita alegria, diversão, de encontrar pessoas, etc…

 

Minha dica de hoje é muito simples, pois não adianta eu listas o que comer, o que preferir, pois sempre estaremos dependendo de condições externas em festas de carnaval. No clube eles vão continuar vendendo o de sempre, na rua o vendedor vai ter o mesmo suco de latinha de sempre, então em alguns casos e em festas de rua estaremos sujeitos a nos permitir alimentos diferentes e manos saudáveis… mas isso é ruim? Eu apenas afirmaria ser ruim se você os consumisse todos os dias. Entretanto justificar que festas e eventos (em especial o carnaval) vão te engordar é um mito, uma crença… geralmente as festas tem hora certa para começar e terminar. Correto?

O que vejo de negativo em feriados são os pensamentos sabotadores presentes nos pacientes com dificuldade em eliminar peso como:

”É feriado mesmo, hoje como tudo que tiver direito”

”Não vou monitorar minhas escolhas, carnaval é uma fez no ano apenas”

”Quarta-feira eu pego firme novamente”

”Não adianta eu comer mais saudável agra, pois a noite ten

Esses são alguns dos pensamentos que podem estar presentes em pessoas com dificuldade de manter resultados. Todos eles passam na sua cabeça para te AUTORIZAR a se sabotar o dia todo usando justificativas baseadas em crenças disfuncionais. É muito importante você aprender a reconhece-los e buscar novas respostas, e ter a ideia de que nem tudo que você pensa é verdade. Porque você tem que exagerar no carnaval? Porque não adianta fazer escolhas mais saudáveis? Porque você vai pegar firme só na quarta-feira?

DICA MASTER para esses períodos são: CUIDE DO ANTES dos seus eventos sem justificar escolhas sem critérios antes dele. Se você manter um padrão saudável durante o dia e apenas uma das suas refeições ou período for atípico, seu corpo não irá formar gordura descontroladamente. Use respostas como: ”A noite vou beber algo a mais, então agora vou fazer melhores escolhas”, ”Vou optar por manter minhas escolhas equilibradas durante o dia, pois a noite vou comer coisas diferentes da minha rotina”…

Do demais lembre-se sempre de se hidratar bastante nessa época. E carnaval é alegria, descontração, agito, não de comilanças.

RODOLFO SCATOLON (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *