COMER PARA LIDAR COM PROBLEMAS?


Aprenda maneiras melhores de lidar com o problema ou sentimento:

 

Quando você aplaca um sentimento, ele desaparece temporariamente, mas sempre volta. Você está comendo para lidar com sentimentos. Existem outras maneiras de fazer isso, e, quando você as aprender, a necessidade de comer vai diminuir, porque seu corpo e sua mente saberão que não há apenas um mecanismo para lidar com isso. Veja algumas habilidades segundo livro de COPRA:

  • Dizer o que sente sem medo de crítica;
  • Abri-se com a pessoa certa, alguém que tenha empatia, que não seja crítico e que tenha certo distanciamento. (abri-se com pessoas que dependem de você para ter dinheiro, conseguir uma condição social ou uma promoção NUNCA é uma boa ideia);
  • Confiar em alguém o suficiente para seguir sua orientação. A autossuficiência é solitária e leva facilmente a percepções distorcidas;
  • Encontrar uma maneira de dissipar a energia subjacente do medo ou da raiva. Esses dois sentimentos negativos básicos alimentam qualquer comportamento viciado;
  • Levar a vida interior com a mesma seriedade dedicada a vida exterior;
  • Sentir-se bem a ponto de não ter que ceder aos desejos. Sentir-se mal é o que tenta você a ser condescendente. Não é a boa comida que o tira do bom caminho.

 

Você não deve ter medo ou receio de contar ao seu Nutricionista as situações que estão te levando a comer, é importante que o mesmo saiba para que posso buscar novas maneiras e estratégias para te ajudar o seu objetivo. As dicas acima são bem reflexivas e muitos leem e se sentem perdidos ou incapazes. Mas em consulta por exemplo uma conduta é:

  • Ao ter a vontade desesperadora por algum alimento específico se questione (faz quanto tempo que já comi? quanto falta para minha próxima refeição? estou com fome mesmo? porque eu quero comer isso agora?), é importante pelo menos não ceder ao desejo imediato e buscar uma estratégia de desvio de foco (fazer um chá, comer uma fruta, ler um livro, ligar para uma amiga, entrar no facebook, responder alguns whats, nessa hora qualquer distração é bem vinda). E caso você depois da distração ainda esteja pensamento com comer, relaxe, coma com atenção, mas pelo menos sua mente já tem um estimulo novo de não ceder ao imediatismo… entre outras estratégias…

 

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