Como se comportar nos eventos de final de ano?


Olá querido seguidor, hoje quero compartilhar você uma das coisas que mais ouço em consultório nesse final de ano: ”Como vou conseguir atingir meu objetivo com tantas festas, eventos, etc…?”

Primeiramente tenho que lembra-lo que seu OBJETIVO deve ser mais forte do que ceder em todos os eventos, porem manter o objetivo não significa necessariamente ir a um evento e ficar tomando água, enquanto todos da mesa comem até explodir, mas sim ir com uma consciência maior do que anteriormente.

Muitas pessoas tem MEDO de ir a um nutricionista (principalmente nesses último 2 meses) pois tem aquele pensamento que o profissional vai sugerir que elas parem de comer tudo. MUITO CUIDADO com essa visão, que a um bom tempo muitos profissionais não adotam a questão da privação total e restrições absurdas (até mesmo porque na prática você já deve ter notado que não dá certo, não é?). Quando pensamos em uma nutrição mais comportamental, focamos mais o COMO comer do que o QUANTO COMER.

Você para parou para pensar que quando vai ao Nutricionista você diz a seguinte frase: ”eu faço certinho durante a semana, mas final de semana eu engordo tudo”, típico pensamento de DIA DO LIXO – final de semana muitos esquecem de adotar alguns critérios importantes e só focam no comer, comer, comer e comer… Você comer de 3 em 3 horas no final de semana? Você toma 2 litros de água ou mais sábado e domingo? Come mesmo a mesma porção de alimentos que durante a semana? (Se isso está te ajudando no processo, porque no final de semana ESQUECER de tudo isso?).

Já para os eventos se você parar para analisar, NÃO é o evento em si que contribuiu para o ganho de peso na semana, e sim o dia todo do evento… já parou para pensar que o que te ”engordou” não foi o evento em si, e sim tudo que você se permitiu antes do evento usando ele como gatilho ou desculpa (”já que a noite tenho festa mesmo, vou comer isso, amanhã eu volto”), já se pegou nessa situação? Então o evento em si não é o único responsável pelo desvio do seu objetivo, concorda?

Uma dica prática que dá muito certo é começar a ver os eventos de uma maneira diferente e adotar pensamentos como: ”já que a noite tenho a festa, vou fazer as melhores escolhas durante o dia”, assim você pode ir ao evento sem culpa e sem peso na consciência (pois você está fazendo sua parte), e lógico, não é só porque você fez tudo certo durante o dia que no evento em questão você precisa comer até explodir, mas pode se permitir comer TUDO e com equilíbrio, até se sentir satisfeito.

Comece a encarrar os eventos não como obstáculos, mas sim como uma situação tranquila, onde você deve se policiar antes e apenas cuidar da quantidades DURANTE… abrir mão de provar alimentos durante eventos é algo NÃO sustentável, você precisa aprender a lidar com a situação e ir aos eventos e se controlar e saber o QUANTO e COMO pode comer. A privação só funciona a curto prazo e os eventos serão constantes em sua vida para sempre (muito mais inteligente e agradável poder participar do que se privar, minha psicóloga diz: ”ninguém vive sozinho!!!” e tenho certeza que ela está certa).

Espero que esse texto tenho clareado um pouco sua visão dos eventos… e reforçando, se policie ANTES dos eventos e verá como os resultados serão muito mais satisfatórios e menos torturantes para você!

Nutricionistas Rodolfo Scatolon CRN 38692

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *