Você atrapalha seu processo de emagrecimento! Sabia disso?


Um dos principais inimigos do emagrecimento é a capacidade humana para criar desculpas. Elas são aquelas pequenas histórias que você pode vir a contar para você com o objetivo de justificar a sua suposta incapacidade de fazer algo ou o seu comportamento ou status atual. Em outras palavras, neste caso, falamos das desculpas que você dá para você mesmo a respeito de não estar conseguindo perder peso.

Usando uma desculpa, você acaba se eximindo de uma responsabilidade, justamente porque não quer se sentir mal. Você tira a culpa de si próprio e coloca como se isso estivesse fora do seu controle. E como ninguém assumiu a responsabilidade pelo problema, ele fica sem solução (emagrecer), e o ciclo vai se repetir, o que está longe de ser uma surpresa.

Gordinha_pesando

E sabe por que as desculpas são criadas? Aqui vão algumas razões que tendem a serem usadas. Você se identifica com alguma?
– Dar uma desculpa é fácil;
– Você não está conseguindo priorizar corretamente;
– Você está com muita coisa para fazer e com o tempo limitado;
– Você não sabe por onde começar;
– Você justifica que amanhã é outro dia;
– Te falta comprometimento;
– Fazer outra coisa é mais prazeroso;
– Você gosta de recompensa imediata e é impaciente;
– Você não definiu objetivos fortes e concretos;
– No fundo, você não acredita que o benefício de uma ação compense o custo;
– Você apresenta atitude negativa em geral, a respeito de perder peso;
– Você prefere ser vítima das circunstâncias;
– Você acha que doenças relacionadas à obesidade nunca vão te pegar;
– Você vive feliz em negação;
– Você tem uma memória bem curta e esquece como se sentiu quando viu uma foto sua, bem acima do peso, ou quando aquela calça ficou apertada.

Como já dissemos, no momento em que você encontra uma desculpa para o seu fracasso, você tende a se apegar a ela, até que seja desafiada. Desta forma, a óbvia conclusão é que você vai precisar aprender a desafiar toda e qualquer desculpa que apareça na sua cabeça. Porque se não o fizer, vai acabar entrando num estado de paralisia e conformismo com o fracasso. E adivinha? Não vai emagrecer.

Veja o exemplo abaixo:
“Ora bolas, não consigo emagrecer porque tenho tendência a engordar”

Se você acreditar nisso e aceitar como desculpa, sua única opção lógica é conformar-se com sua sina. E provavelmente passar o resto dos seus dias vivendo essa insatisfação e a frustração.
Ou será que, se você não aceitar essa desculpa, há alternativas? Será que essa “tendência” significa que seu esforço apenas terá que ser maior do que uma pessoa que não tem?

O caminho não é fácil, e é capaz que, algum dia, você tente se justificar, mas é importante saber como eliminar cada desculpa, e não deixar que elas vençam. É preciso assumir essa responsabilidade, sem mais! Pare de ser vítima das circunstâncias!

images (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *