Dicas para Idosos com baixo peso.


Sugestões para aumentar calorias e proteínas na dieta:

• Coma pequenas refeições várias vezes ao dia, ao invés de somente três refeições;

• Não espere a fome chegar, alimente-se de 3/3 horas;

• Saboreie seus pratos preferidos a qualquer hora do dia;

• Alimente-se melhor na refeição que você sentir mais fome;

• Procure não ingerir líquidos com as refeições para não se sentir muito cheio, beba nos intervalos;

• A apresentação da refeição é importante para abrir o apetite. Refeições atraentes, saborosas e variadas ajudam no sucesso da dieta. Utilize temperos e ervas para melhorar o sabor e aroma dos alimentos;

• A utilização de um suplemento nutricional oral oferece a possibilidade de aumentar ou assegurar a ingestão de nutrientes em casos onde a alimentação encontra-se inadequada;

• Converse com uma nutricionista para verificar qual o melhor suplemento para o seu caso.

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Aqui vão algumas dicas de como se alimentar melhor e aumentar as calorias de sua dieta:

Leite

• Sempre use leite integral ao invés do leite desnatado, pois o leite integral é mais rico em calorias.

• Para aumentar ainda mais o valor calórico do leite, adicione duas ou mais colheres de leite em pó em um copo (300 ml) de leite comum.

• Sob orientação de seu nutricionista, acrescente suplementos nutricionais em pó, achocolatados, mel, açúcar mascavo, groselha e cereais como, por exemplo, granola.

• Use leite integral ao invés de água para preparar sopas, bolos, mingaus, pudins carnes molhos preparados com queijo, batatas e legumes de um modo geral.

Carnes
• Prepare caldos de carne e acrescente-os em suas refeições.
• Inclua a carne nos recheios de sanduíches, tortas e pães.

Leguminosas
• Adicione feijão, soja, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas em sopas, saladas, tortas etc.
• Utilize mais os grãos do que o caldo quando cozidos em água.

Saladas
• Inclua nas saladas queijo em cubos, grão-de-bico, nozes, passas, frutas, atum, carnes, torradas, iogurte natural, azeite, maionese e molhos.

• Utilize legumes cozidos em óleo vegetal ou margarina.

Sopas e purês
• As sopas e purês poderão ser acrescidos de queijo ralado, requeijão, azeite, margarina e torradas.

Chantilly
• Use no chocolate ou café.
• Utilize nas sobremesas, gelatinas, pudins e coberturas de bolos.
• Passe em panquecas e waffles.
• Misture com frutas e sorvetes.

Creme de leite
• Adicione no purê, sopas, molhos, suflês, frutas, gelatinas, mousses, pavês e outros.

Lembre-se de sempre consultar um Nutricionista de sua confiança, as dicas acima são de caráter geral o que não descarta o atendimento individualizado!

    • …tudo depende da realidade do paciente… não posso criticar nenhuma conduta, pois cada nutricionista conhece o seu paciente e muitas contudas são estranhas, mas que tem a ver com a rotina e relatos do proprio paciente… mas de fato margarina não é um bom alimento para consumo diário, seria a manteiga ou algum substituto dependendo do quadro clínico do paciente.

  • minha mãe devido a uma Hernea no esôfago só come pastoso ela tem 88 anos muito magra está. Eu já não sei mais o que fazer pra ela comer. Cozinho os legumes faço um creme faço lentilha enfim ela não pega peso.

    • É importante buscar ajuda do um profissional para ele ajustar a dieta mais adequada e suplementação se necessário. Em caso de não conseguir comer a suplementação é de extrema importancia.

  • Achei sua informação de grande importância para o meu caso.Minha altura é 1m e 61 , +quanto ao peso estou com 47kg e300 gramas
    Perdi massa muscular no corpo .e no rosto.Eu peguei uma.bactéria que provocou tudo isso.

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