Efeito Sanfona, porque cada fez é mais difícil emagrecer?


Rodolfo, sempre fiz dieta na minha e agora está super difícil de conseguir perder 1 kg, porque?

Essa é uma queixa muito comum de quem passa pelo efeito sanfona. Então vamos entender um pouco mais…
Primeiramente como diz a Thais Rodrigues Psicologa: se a pessoa voltou ao peso é porque ela não estava preparada para emagrecer.

Mas descartando a questão psicológica que na minha opinião é o mais relevante nesses casos, vamos entrar um pouco no metabolismo em si e entender porque voltamos a ganhar o peso perdido.

métodos-agressivos-de-emagrecimento-efeito-sanfona-e1407725424909

mulher-tpm-600

De inicio, quando se fala em EMAGRECER, toda pessoa associa o processo a restrição, privação, fome, dores de cabeça, dizer não para tudo, etc… ou seja só associam coisas negativas (que na reeducação é completamente o contrário). E por ter esse conceito que emagrecer e seguir processo restritivos toda pessoa que quer emagrecer inicia a primeira ”dieta da vida dela” pegando dieta da internet, ou na blogueira, ou de algumas modistas de plantão e seguem um plano super restritivo, geralmente inferior a 800-1000 kcal por dia. De fato 800 kcal por dia emagrecem QUALQUER pessoa.

Porem, emagrecer envolve uma questões muito importante:
– Como minha composição corporal será afetada com esse emagrecimento?

Esses tipos de dieta restritivas por não atingir as calorias necessárias para suas atividades diárias, seu corpo como medida estratégica utilizará também como energia parte da sua massa magra (massa muscular) para atender essa demanda diária, pois seus órgãos não podem parar de funcionar, o corpo dá um jeito de se adaptar.
Mas Rodolfo, eu quero perder peso na balança, não importa se é massa magra ou massa gorda, quero estar magra de qualquer maneira. Isso é o que muitas pensam ou até me falam… infelizmente…
Só lembrando que quando pensamos em massa magra, estamos pensando em um tecido ativo, que usa MUITA energia para se manter, que está em constante movimento, logo, se eu perder muito tecido muscular, meu metabolismo cada vez mais estará gastando MENOS energia. (dai já da para entender melhor algumas coisas né?).
Voltando a dieta…

dicas-de-como-evitar-o-efeito-sanfona

Então você faz uma dieta restritiva, sofre por semanas, perde líquidos, gordura e massa magra, ponto final. Dai como o período e sacrificante você ficou sem comer arroz, feijão, chocolate, macarrão, pizza, e outros mais, sua VONTADE de come-lo está elevada, e fisiologicamente seu corpo está com mecanismos de reversas ativados. Dai você abandona o cardápio e restritivo e volta a comer como comia antes, PRONTO, já está voltando a ganhar peso. Lembre-se que seu corpo, em períodos de restrição não se preocupará muito em gastar energia e sim em GUARDAR o máximo possível, então ao comer um pedaço de pizza HOJE, seu corpo irá armazenar praticamente todas as calorias que esse pedaço te ofereceu…e isso permanecerá por algumas dias ou semanas. E quanto mais você comer, mais ela vai armazenar.
Dai vem novamente a questão da massa magra inicial e final. Se no inicio da dieta restritiva você tinha por exemplo 50 kg totais de massa magra e ao terminar o processo você está com 41 kg de massa magra total, metabolicamente falando antes você tinha um gasto energético estimado por exemplo em 2200 kcal dia, com menos 9 kg de massa magra total seu gasto por exemplo estará de 1900 kcal. Ou seja, hoje se você comer como ANTES, seu corpo já estará ganhando peso.

COMPREENDEU AGORA PORQUE A MASSA MAGRA É IMPORTANTE????

E lembre-se toda dieta restritiva que você optar em fazer depois disso, cada vez fará menos efeito, e cada tentativa frustrada te trará mais kg de gorduras e por isso cada fez mais irá ficar difícil!

Então não espere milagres, e não queria sofrer para emagrecer. Você tem que optar pelo reeducação alimentar e ponto final, para isso não existe discussão!

Rodolfo Scatolon Nutricionista CRN 38692

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *