Ela só queria um simples pedaço de pizza…


Desde os 15 anos Maria faz dietas, os sucos detox, as sopas verdes, os chás, os alimentos da moda, sempre fizeram parte do cardápio dela, mesmo sem ela gostar, mas porque eles tinham esse título de emagrecedores ou amigos do emagrecimento para ela.

Outra característica que sempre esteve do lado de Maria é a restrição. Isso sempre deixou ela mais ansiosa, mas nos blogs, nas revistas, nos sites que ela seguia, ninguém falava do consumo de doces, pizzas, açúcar entre outros no sentido de ensinar sobre o consumo, por isso ela NÃO consumia. Isso a deixava bastante frustrada e ela se sentia inferior as pessoas por não poder comer qualquer coisa. Teve um momento da sua vida que ela teve até depressão, pois não saia mais de casa quando suas amigas a chamavam para comer algo e conversar. Hoje ela está melhor.

Lembro o dia que Maria sentou na minha frente e disse:

– Rodolfo, estou aqui, pois as calorias que estou comendo atualmente não estão mais me emagrecendo, e nos últimos meses tenho passado frequentemente pelo efeito sanfona, oscilo de 4 quilos para mais ou para menos do peso que estou hoje, mas não saio disso. Ontem mesmo fiz uma ”despedida” comi uma pizza quase inteira e 1 barra de chocolate pois hoje o Dr. vai me proibir de comer tudo isso né? (nessa hora Maria estava rindo por estar falando dos alimentos e no final da frase quando afirmou sobre a proibição seu semblante foi de tristeza e angustia, uma cara de coração partido).

Ela já havia ouvido falar sobre meu trabalho, que é o Nutricionista que deixa comer de tudo, mas mesmo assim, achou melhor não correr o risco e achou bom de mais para ser verdade. Pois até em tão, suas cresças sobre EMAGRECER eram apenas passar fome, cortar tudo, só comer salada…

Então propôs uma acordo com ela:

– Maria, você está disposta a resolver sua relação alimentar traumática de outras experiencias? E de fato aprender a comer sua pizza sem culpa e sem que ela te prejudique nos seus resultados?

Maria com olhar de espanto e alegria disse:

– SIM!!!

Hoje Maria come sua pizza aos finais de semana rodeada de amigos, ela se permite comer seus doces preferidos 2 ou 3 vezes na semana, seus treinos são regulares, ela sente mais prazer em comer pois hoje dá valor ao que está comendo, ela se sabota as vezes (está se treinando mais melhorar isso), mas quando se sabota tem técnicas e estratégias  que desenvolvemos para que ela não deixe a culpa tomar conta da cabeça dela e ela se descontrolar…

Hoje Maria está alguns vinte e tantos quilos a menos do peso que estava quando sentou na minha frente. Não encho a boca para falar que ela emagreceu mais de 20 quilos, mas me orgulho ao extremo por dizer que conseguimos juntos MELHORAR O RELACIONAMENTO ALIMENTAR DELA, e hoje comer não é uma tortura, é um prazer…

gorda DESENHO

Rodolfo Scatolon Nutricionista CRN3 38692

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *