Emagrecer: não é só questão de reduzir calorias!


Alimentos de Conforto: também citados na literatura internacional como ”confort food.”

 

Troisi e Gabriel (2011) relataram dois estudos que investigaram se as associações com as relações sociais é o que impregna alimentos de conforto com a capacidade de confortar as pessoas.

Estes resultados sugerem que o consumo de comida de conforto ou pensar sobre a experiência de consumir comida de conforto poderia nos tampão de conseqüências emocionais negativas da rejeição social. E, sugestivamente, como alguns itens alimentares tornar-se alimentos de conforto é devido às associações repetidas entre os itens alimentares ea presença conforto de parceiros relacionais (por exemplo, um cuidador).

Comida é parte integrante de nossas vidas. Pesquisas anteriores indicaram uma estreita relação entre a ingestão de alimentos e os efeitos fisiológicos (por exemplo, Markus et al, 1998;.. Oliver et al, 2000). Em particular, a comida também foi intimamente ligada à auto-regulação. Em um estudo diário do Macht e Dettmer (2006), os participantes relataram maior alegria e euforia após o consumo de chocolate. Em outro estudo, Markus et al. (1998) mostrou que uma dieta rica em carboidrato e baixa em proteína resultou em sentimentos de desamparo e baixou a depressão como ele levantou o nível de serotonina. Troisi e Gabriel (2011) estende esses resultados ao integrar esta área de pesquisa com um quadro de cognição incorporada, lançando assim uma nova luz sobre a implicação de auto-regulação potencialmente proporcionada por comfort food.

Nós pensamos que este esforço de replicação, assim, não só fornecem um serviço para fornecer uma estimativa mais precisa do tamanho do efeito, mas também fornece um primeiro passo na construção de uma teoria mais abrangente do papel da alimentação na vida das pessoas.

Ambos os animais e os seres humanos mostram uma tendência para comer mais “comfort food” (alto teor de gordura, alimentos doces) após estresse agudo. Tal comer estresse podem estar contribuindo para a epidemia de obesidade, e é importante para compreender os mecanismos psicobiológicos subjacentes.

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Ambos os seres humanos e animais foram documentados para aumentar a sua ingestão de alimentos após estresse ou emoções negativas, mesmo que o organismo não está com fome. Além disso, o tipo de alimento comido tende a ser elevado teor de açúcar ou de gordura, ou ambos, vulgarmente designado por “comida de conforto”.

Além disso, estudos de administração de glicocorticoides em humanos e roedores têm documentado aumento da ingestão de alimentos, bem como uma mudança na preferência para alimentos doces e gordurosos.

Uma possível modulador de comer o estresse é a leptina, o produto proteico do gene ob. A leptina circula na corrente sanguínea, reflete a quantidade de gordura lojas, recente balanço energético e composição de macronutrientes da dieta. A leptina fornece um sinal para o hipotálamo de reservas de gordura corporal e consumo de energia recente, e parece atuar como um sinal hormonal a longo prazo na regulação da homeostase energética. A leptina contribui para a regulação do peso corporal, afetando tanto o comportamento alimentar e o gasto energético. A leptina também exerce efeitos dentro do hipotálamo, que regula a ingestão de alimentos homeostático, e na área tegmental ventral, reduzindo dopamina neurotransmissão e extinguir o valor da recompensa de alimentos.

A questão que permanece é se as alterações agudas na leptina sob condições de estresse pode afetar posterior ingestão de alimentos, ou “estresse comendo.”

O presente estudo investigou se a leptina pode ser um dos factores fisiológicos que modulam o comportamento alimentar induzido por stress, que é a mudança característica na direção preferência alimentar rica em gordura e alimentos ricos em açúcar, após a exposição ao stress. Descobrimos que a leptina aumenta a partir da linha de base em resposta ao estresse agudo foram significativamente relacionados com menor consumo de alto teor de gordura, alimentos doces – “conforto” alimentos.

 

Por isso sempre digo que emagrecer não é apenas uma questão de reduzir calorias. Quando defendo a teoria de fugir de dietas restritivas levo em consideração muitas questão, que são sempre individualizadas detectada na consulta.  É preciso entender muito além de calorias e de alimentos em si quando se pensa em conduzir um individuo ao processo de emagrecimento saudável!

 

 

 

 

 

Referencias cientificas:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4381504/

Physiol Behav. 2012 Aug 20;107(1):34-9. doi: 10.1016/j.physbeh.2012.04.021. Epub 2012 May 2.

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