Era só uma ”balinha” de troco…


Era só uma balinha de troco… (esse é um dos temas que abordo na minha palestra: ‘Os erros que podem estar te atrapalhando os seus objetivos de perda de peso).

Esse é um erro muito comum e que muita gente não se atenta! Sabe aquela bala de troco da farmácia, do mercado, da padaria? Elas também são consideradas alimentos e também apresentam calorias!

Um dia desses em consultório, estava falando com uma paciente que me pareceu muito determinada e super motivada a fazer uma programa de Reeducação Alimentar, me relatou sua rotina alimentar, porem se esqueceu de um pequeno detalhe…

No dia do primeiro retorno ao pesarmos, ela havia eliminado apenas 1,5 quilos no período de 30 dias. Para uma etapa inicial de quem nunca havia feito nenhum tipo de intervenção dietética esta média estava abaixo do esperado. Durante a consulta ao questionar os lanches e beliscos extras ela relatou seguir tudo certinho! E disse a seguinte frase:
– Ah para não comer doces como brigadeiros, bolos, chocolate eu chupo ”algumas” balas…

Então perguntei a frequência desse consumo de balas e volume. E ela relatou:
– Ah, é um ”punhado” mais ou menos, deve dar umas 15 balas no dia, umas 4 vezes na semana, pois tenho vontade de comer doce todos os dias!!!

bala de troco

Ao aprofundar meus questionamentos, chegamos a conclusão que ela realmente seguiu todo plano alimentar corretamente, mas não se atentou as balas, e NEM fazia ideia que elas tinham TANTAS calorias. Segue a tabela com as calorias das balas para você também ter noção do quanto elas podem interferir nos seus resultados!

Nossa! Você deve estar pensando:
– Esse nutricionista é louco, o que é uma balinha dessa na semana? Isso mesmo, uma balinha dessas não é o problema e sim a QUANTIDADE E FREQUÊNCIA dessas balinhas.

Numa conta simples, 15 balas x 32 calorias totalizam 480 kcal a mais no dia e no plano alimentar calculado. Por isso é muito importante pontuar ao seu nutricionistas pequenos lanchinhos, beliscos que cometemos. Não para que o profissional de repreenda, mas que ele tenha noção das suas DIFICULDADES E DESEJOS e possa a cada consulta formular um cardápio mais próximo da sua realidade, que seja saudável e que contribua para seus resultados!

images (3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *