Gostar de comer é pecado? Porque você se culpa tanto?


Gostar de comer é pecado? Porque você se culpa tanto?

 

Em tempos atuais o comer está muito vinculado a sentimentos e sensações como alegrias, tristeza, comemorar, compensar algo, ansiedade, carências, etc… Algumas pessoas tem esse apego e é natural que muitos tenham, só temos que ficar atentos caso a busca pela comida venha com TODOS OS SENTIMENTOS! Um dia quando estiver triste, qual problema em comer um chocolate? Mas se você come quando está feliz, quando está triste, quando está com raiva, quando recebe, quando ganha um presente, etc, isso isso pode te atrapalhar a atingir um objetivo de eliminar peso por exemplo. (Nesses casos é importante procurar ajuda especializada de um psicologo ou Nutricionista que tenha um apelo comportamental).

Comer não é nenhum ATO ruim, criminoso, feio, deselegante… todos comem. Então se você sente culpa em comer é importante detectar por que ela está aparecendo (se é por que você julga os alimentos, se sente observada, se tem alguma insatisfação pessoal, etc…)

No consultório o Nutricionista Comportamental ou terapeuta Nutricional, auxilia o paciente a compreender e desconstruir a crença de existem alimentos errados, que engordam, que não podem ser consumidos, são proibidos.. onde é trabalhada a permissão incondicional para comer QUALQUER ALIMENTO do mundo sem culpa e sem se punir para come-lo, lógico que seguindo algumas orientações e alguns critérios, não regras, mas dicas de comportamento e orientação a responder os pesamentos sabotadores e criar intenções e comportamentos mais favoráveis com o objetivo do paciente.

Muitas pessoas tem MEDO/RECEIO de ”voltar” a procurar profissionais nutricionistas pelas experiencias antigas de PROIBIÇÃO extrema, e deixam de aproveitar oportunidades de aprender a se relacionar melhor com os alimentos. Hoje é muito mais saudável e sustentável APRENDER a comer algo do que simplesmente EVITAR ou EXCLUIR! Como mencionado acima, alimentos são também momentos de prazer e satisfação.

Se planeje e as proibições com certeza serem as mínimas possíveis!

Nutricionista Rodolfo Scatolon CRN3 38692 – FanPage: https://www.facebook.com/rodolfoscatolonnutricionista

Programa de emagrecimento em grupo: www.despertesemagra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *