Indisposição no Verão: acabe com esse mal com uma alimentação equilibrada!


Mesmo muito esperado pela maioria das pessoas, o verão também traz consigo algumas situações desagradáveis para quem não tira férias neste período. As altas temperaturas proporcionam ao organismo humano uma maior indisposição que, por sua vez, afeta nosso dia-a-dia deixando-nos mais sonolentos, com baixo apetite e com uma sensação de desconforto e até mesmo mal estar devido ao calor excessivo.
Para tentar amenizar estas sensações, a pessoa pode, através de uma alimentação diferenciada, proporcionar maior bem-estar ao seu dia.
É muito importante manter o consumo de alimentos constante e em intervalos de tempo menor, para evitar a alta ingestão dos mesmos nas principais refeições do dia. Pratos com quantidades maiores de comida aumentam a sensação de sonolência e mal estar durante o dia, por isso é importante evitar esta prática. Além disso, no momento de compor seu prato, dê preferência a um mix de saladas e legumes, pois estes irão possibilitar a ingestão de vários nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo sem deixar a sensação de estômago pesado. Escolha também carnes grelhadas e com baixo teor de gordura, além de dar preferência à carne de peixe que também é menos calórica, para evitar que o corpo fique mais cansado ao digerir este alimento. Elas são necessárias para a absorção de um índice adequado de proteínas, essenciais ao organismo. Na hora de escolher uma sobremesa, entenda que as preparadas com mais condimentos e açúcares acabam sendo as mais calóricas, permitindo também que seu organismo sinta-se mais desgastado. Substitua estas sobremesas por frutas, gelatinas diet ou light. Existe nesta época uma variedade imensa que pode fazer de sua sobremesa um momento mais saudável sem perder o sabor. Dentre as mais populares do verão estão o pêssego, a uva, a nectarina, a ameixa, o abacaxi e a melancia.
Outro item muito importante e que precisa ter maior ênfase no verão é a hidratação intensa. O corpo perde muito líquido através do suor com as altas temperaturas e, mesmo que você não faça esforços excessivos neste período, seu organismo necessita de uma maior hidratação para poder manter a temperatura do corpo em um nível adequado. Consuma ao menos, 2 litros de água diários para evitar uma desidratação. Vale também consumir suco natural de frutas e chá gelados. O ideal de consumo é de 30 a 50 ml de líquidos por quilo de peso. Faça sua conta e tente atingir o consumo!
Estas atitudes irão ajudar seu organismo é sentir-se saciado mesmo comendo uma quantidade baixa de alimentos, fazendo com que a indisposição seja menor e você sinta-se mais disposto neste verão.
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