O IMC em relação a: Massa Magra x Massa de gordura!


Bom, vou começar explicando melhor o que é o famoso IMC…

O IMC (índice de massa corporal) é um cálculo bastante utilizado para inferir, de forma rápida e superficial, se uma pessoa está dentro do peso ideal.
Para saber o seu IMC é muito simples, você não precisa da ajuda de nenhum profissional pra isso. Basta calcular: Por exemplo: uma pessoa de 70 kg com 1,75m de altura faria os cálculos da seguinte forma:

IMC = 70 / 1,75×1,75 = 22,85

Olhando na tabelinha, veríamos que 22,85 está entre 18,5 e 24,9, ou seja, essa pessoa estaria no peso ideal. Porém, o IMC não é a melhor forma para saber se uma pessoa tem ou não a quantidade ideal de gordura no corpo. Mas porque não é a melhor forma? Veja a imagem:

imc 2

Os dois homens da figura têm a mesma altura e o mesmo peso, ou seja, se formos calcular o IMC deles, o resultado seria igual, já que a fórmula só considera essas duas variáveis. Mas você diria que esses dois homens têm a mesma quantidade de gordura corporal? Obviamente não! A pessoa que apresenta IMC maior que 25 e está com a porcentagem de gordura adequada não tem o mesmo tipo de conduta para riscos de doenças, como adotamos para obesos com maior porcentagem de gordura. Ter músculo é mais saudável que ter gordura.

Por isso é muito importante lembrar: não fique paranoico/a com o seu peso na balança!

É muito comum ver pessoas que começaram a se alimentar melhor e praticar atividades físicas regulares se frustrando pois o peso não muda. Mas isso pode estar acontecendo porque, muitas vezes perdemos gordura corporal mas acabamos ganhando massa muscular (se estivermos fazendo exercícios para isso, claro). E os músculos “pesam mais” do que a gordura corporal. O peso é o mesmo, mas 1kg de músculo ocupa muito menos espaço do que 1 kg de gordura.

Além disso, quanto mais massa muscular você tem no seu corpo, maior será o seu gasto energético basal, ou seja, mais calorias você vai gastar apenas para que aquele músculo seja mantido ali. Você estará gastando mais calorias espontaneamente para realizar suas atividades do dia-a-dia.

Tá, mas então como eu faço pra saber se a minha quantidade de gordura corporal está adequada?
Nesse caso você vai precisar da ajuda de um profissional!
O melhor método para determinar isso é através das dobras cutâneas, onde o profissional habilitado (nutricionista ou educador físico) vai usar um adipômetro e, com os dados obtidos, fará os cálculos para te dar essa resposta! Outro exame com padrão ouro para essa avaliação é a avaliação de bioimpedância tetrapolar.

Depois de fazer as contas e determinar qual a porcentagem do seu corpo é composta de gordura, será usada uma tabela para ver se aquela quantidade está ou não adequada de acordo com o seu sexo e idade.

No geral, o que é considerado dentro da média seria mais ou menos de homens entre 8-15% e mulheres de 15-25% de gordura no corpo, porém isso vai variar muito dependendo da referencia utilizada pelo profissional.

Muito importante lembrar que nossa porcentagem de gordura nunca deve ficar abaixo da média acima mencionada, pois a gordura tem papais importantes no organismo como produção hormonal, controle de temperatura e produção de enzimas importantes para processo vitais.

  • Tenho 1,69 de altura, meu peso é: 71,65 kgs. Porém, não estou convencida com esse peso, por mais que eu faça musculação, gostaria de obter um peso de pelo menos 68,00 kgs. O que vocês acham disso?

  • Tenho 44 anos faço 6x na semana atividade fisica moderada meu peso é 75 kg e minha altura 156 tenho a mesma medidas mas porem o peso aumentou em torno de uns 10kg qual seria meu imc ideal

    • Olá Walison,

      Para um individuo de 70kg a média de massa magra em quilos é de 12 a 13 kg… sendo de tecido muscular de 2 a 4 kg realmente, o demais é peso de órgãos e tecidos…

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