O sódio da água mineral, devo me preocupar?


Recentemente recebi um questionamento de uma paciente bastante preocupada com o sódio presente das água minerais e a dúvida pode ser sua também, por isso vou escrever sobre o assunto…

Atualmente com o aumento das doenças cardiovasculares ocasionadas pela má alimentação existe por parte das pessoas uma certa preocupação com assuntos relacionados a alimentação e o sódio é com certeza um deles. O sódio é um mineral importante para o organismo humano, porem em doses adequadas. Hoje o ministério da saúde sugere que nosso consumo não passe das 2400 mg por dia.

E excesso de sódio está relacionado com problemas como hipertensão arterial, hepatopatias, doenças renais, entre outras.

Mas será que o sódio da água está contribuindo para que o consumo desse nutriente esteja alto no seu dia-a-dia?

Primeira questão que gostaria que você se atentasse: no rótulo das embalagens vem descrito alguns minerais e todos com valores em mg (microgramas) por litro! Isso mesmo, aquele valor que você encontra na embalagem é o quanto de sódio tem POR LITRO de água. De maneira mais prática, a água que estou tomando hoje por exemplo tem 4,39 mg/litro. Isso significa que se eu tomar 2 litros dessa marca por dia, consumirei apenas 8,78 mg dos 2400 mg! (muitas pessoas acham que esse valor é por ml e dai sim a água seria um problema para a população, mas não é o caso). Ficou mais tranquilo/a?

Se sua preocupação é diminuir o sódio da sua alimentação não fique olhando rótulos das garrafas de água, observe os caldos de carne e legumes, enlatados, refeições congeladas, salsichas, macarrões instantâneos, azeitonas, etc…

sal-2

A imagem acima mostra um estudo realizado no Brasil em 2013 onde a mádia de consumo da população era de 12 gramas por dia, que representa um colher de sopa em média, onde o ideal seria que se consumisse no máximo uma colher de café rasa do sal de cozinha (que representa 2400 mg de sódio). Mas o sódio está em todos os alimentos, porem nos naturais as suas quantidades são quase insignificantes!

Não fique com paranoia com as água! Se hidrate com qualquer marca, nenhuma delas representa rico algum a sua saúde!

faedc11da57e2bbe171069bce0494f4f

Gostou da dica? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *