Pensamento do 8 ou 80


Esse é um dos erros cognitivos que atrapalham seu processo de emagrecimento, sabia? O famoso 8 ou 80 – aquele que te faz pensar nos extremos, ou é TUDO ou é NADA, ou eu como a pizza toda ou não como nenhum pedaço… e assim por diante…

62322121-e1d2-4348-8bf4-2a3a912e9da6

 

É muito importante saber trabalhar esse pensamento, pois ele nos remete a RESTRIÇÃO, PROIBIÇÃO, e como sempre escrevo, todo tipo de privação extrema te levará a episódios de compulsão… Trazendo a questão para algo prático:

”Vamos pensar no seu alimento favorito, exemplo uma pizza de calabresa. Todo final de semana aos sábados você e seu marido pedem uma deliciosa pizza com borda e um refrigerante e se sentam a mesa para conversar e comer a pizza toda. Junto a questão neuroquímica de comer alimentos ricos em carboidratos e gorduras (sensação de bem estar e prazer momentâneos),  alguns alimentos trazem consigo características cognitivas (os já discutidos confort’s Food’s), que nos trazem lembranças de ternura, amor, momento casal, etc…”

”Ao buscar o processo de emagrecimento a primeira coisa você coloca na cabeça é: VOU PARAR DE COMER que emagreço, e então entramos na primeira fase do 8 (privação total), num primeiro momento ela de fato irá promover emagrecimento, pois você irá abrir mão de tudo que gosta (que geralmente é calórico). Sua motivação está alta, sua vontade de emagrecer HOJE está mais forte que a de ceder ao alimento, mas com o tempo começará vir a ansiedade, os desejos, as vontades e no dia que você ceder a elas, 1 pedaço apenas não será suficiente (você já passou por isso?), ou seja, isso confirma que pensar em privar não dá certo.”

”Não seria muito mais agradável buscar um estilo de vida mais saudável e pode comer uma pizza, um churros, participar de um churrasco no final de semana sem neuras?????” Já abordei em outro texto que não são os eventos que nos atrapalham dos nossos objetivos e sim o DIA TODO do evento.

Na Nutrição Comportamental não se prega o 8 nem o 80 e sem um meio termo, quem sabe um 45 ou 50, que nada mais é do que o equilíbrio, uma distribuição realista da sua rotina. Não se deve comer pizza todos os dias, mas 1 vez na semana ou a cada 15 dias e se sua satisfação for trabalhada e você comer apenas 1 pedaço ou quem sabe 2 (para quem comia 8), isso NÃO vai te desviar dos seus objetivos além de criar uma relação saudável com o alimento. Comer saudável envolve escolhas alimentares. Tem um relação saudável envolve um bom COMPORTAMENTO diante dos alimentos…

 

Nutricionistas Rodolfo Scatolon CRN 38692

FanPage: rodolfo scatolon nutricionista

Clínica FisioVita ( www.spaziofisiovita.com.br )

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *