PORQUE FAZER DIETA É TÃO ESTRESSANTE?


PORQUE FAZER DIETA É TÃO ESTRESSANTE?

Quando falamos em dieta a primeira coisa que passa na cabeça das pessoas é RESTRIÇÃO. Logo vem a ideia de abrir mão de tudo que se gosta, que terá que comer coisas ruins, que não poderá mais sair para festas e comer o que os outros comem, etc…
Quando me refiro a dieta como profissional, cito as dietas malucas, extremamente restritivas, aquelas que te dão fome, que você tem dores de cabeça, que as unhas caem, que seu cabelo fica fraco e quebradiço, etc… isso acontece quando você faz dieta mesmo!

Mas nem todo nutricionista passa dieta! Alguns profissionais fazem um cardápio equilibrado e que atenda suas necessidades básicas e mesmo assim você tem o objetivo de emagrecimento sem passar por esses sintomas e sensações ruins mencionadas acima. Uma dieta equilibrada é uma escolha saudável.

Dietas restritivas (inferiores a 800 kcal por dia) além de não promoverem saúde levam a 100% de chances do reganho de peso, não sendo uma estratégia eficaz e muito menos inteligente para quem quer perder e MANTER o peso. É importante você pensar na sustentabilidade da sua alimentação. O que você está fazendo hoje para emagrecer é possível de ser seguido a longo prazo? Caso contrário seu peso voltará! Dietas restritas tem inicio e fim. Uma estilo de vida com uma dieta equilibrada tem inicio e nunca termina…

Reveja as estratégias que tem usado. Você já deve ter visto que milagres não existem. Que você tem que fazer a sua parte para as coisas acontecerem. Busque escolhas e um estilo de se alimentar que seja possível se dar manutenção, que tenha mais alimentos saudáveis mas você aprenda a encaixar os menos saudáveis eventualmente sem culpa e sem compensar depois, busque alimentos saudáveis que te dão prazer (tem tantas frutas no mundo e você come a mesma sempre, qual você tem mais prazer? Qual você se sacia mais?) isso são coisas importantes para você desmistificar que somente chocolate revolve sua vontade de comer (mas isso é tema para outro texto), busque o que equilibra, o que te deixa em paz, o que te deixa leve…

Beijos do Nutri…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *