PRECISO SER IGUAL PARA TER OS MESMOS RESULTADOS?


image40-650x325

Esse tema é um dilema ou frustração para muitas pessoas… por isso vou aborda-lo para a reflexão e motivação…

 

Hoje nossa população Brasileira encontra-se 57% acima do peso ideal (pelo IMC) e desses 21% já estão com IMC superiores a 30,0 kg/m², considerados obesos I, II e III. Muitos obesos se veem acima do peso e por questões pessoais bem multifatoriais e crenças acabam se acomodando ou aceitando a condição de estar acima do peso.

Uma questão muito forte para os obesos são os exemplos ou referencias que eles tem, que servem como direcionamento para atingir seu objetivo, isso em momentos é MUITO bom ou MUITO ruim, vamos ver um dos exemplos.

O nutricionista (que está magro), posta que acorda todos os dias as 6:00 A.M, toma uma café equilibrado, vai treinar, trabalha o dia todo, a noite anda de bicicleta, depois faz corrida, posta seus pratos lights e balanceados, mostra equilíbrio nas escolhas, etc… quando o obeso vê essa situação, ele pode desmotivar de querer procurar ajuda, pois ele não se vê fazendo as mesmas coisas que o profissional em questão, e isso reforça que como ele não conseguirá levantar as 6:00, nem treinar, nem andar de bike, ele não terá resultados e nunca será magro. ]

PARE TUDO E REFLITA comigo: NINGUÉM é igual a NINGUÉM, somos seres únicos, que podem se adaptar, mas não que para ser magro como o profissional você precise fazer as MESMAS coisas, comer as mesmas coisas, acordar no mesmo horário, etc… para se ter resultados, é primeiro e de extrema importância, SAIR da zona de conforto que está te condicionando ao peso atual. Isso não significa que de hoje para amanhã você vai transformar a sua vida, mudar amigos, mudar seu corpo, mudar 100% seus hábitos, seu orçamento, seus gostos, etc… é muito importante você QUERER a mudança. Você não precisa ser igual a ninguém. Você não precisa fazer nada idêntico a ninguém. Você PRECISA fazer algo para tornar sua rotina e saúde melhores, e isso cada um encontra a sua, com o passar do tempo.

Lógico que como profissional da saúde, todo nutricionista irá sugerir uma alimentação mais equilibrada, balanceada, e que atenda suas necessidades fisiológicas e seus objetivos, mas isso não quer dizer que você tenha que se obrigar a comer coisas que não goste, incluir alimentos caros só porque a blogueira come ele, que precise treinar na melhor academia da cidade… você precisa APRENDER a escutar o seu corpo e aos poucos ou no tempo que ele te dizer, respeitar as suas limitações e entender que as adaptações fisiológicas e PSICOLÓGICAS vem com o tempo, e esse tempo é muito pessoal e individual.

Não se frustre por não conseguir fazer TUDO que alguém magro faz. Lembre-se que eles são TREINADOS a isso. Você poderá ter tais comportamentos sim, mas no seu tempo e na sua necessidade. RESPEITE seu corpo e ele com certeza o respeitará.

 

Veja mais receitas e dicas na minha fanpage: Rodolfo Scatolon Nutricionista

Instagram: rodolfoscatolon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *