Rótulos: como não se enganar nas calorias!


Esse tema é muito amplo e é um dos erros mais comuns que atrapalham algumas pessoas em alguns objetivos por não saberem interpretar rótulos! Hoje vou focar na questão da porção x calorias e dar esse exemplo para que você fique mais atento a partir de hoje!

Pela legislação os rótulos dos alimentos tem que apresentar itens de extrema relevância para o consumidor como: quantidades de carboidratos, proteínas, lipídios, fibras, sódio, ingredientes em ordem decrescente, medida caseira, etc…

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No caso desse produto em questão, estou mostrando um produto ZERO, e isso hoje em dia chama muita atenção! Um produto ZERO é aquele que é isento de algum nutriente (sódio, açúcar, etc…), mas isso não significa necessariamente que ele tem menos calorias, é preciso ficar de olho!

Com relação ao rótulo abaixo:

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…é muito comum você pegar essa embalagem e olhar as calorias e dai seus olhos iriam brilhar, pois mostra 46 kcal… É natural que a maioria das pessoas pensem que o POTE pequeno inteiro tem 46 kcal e podem comer sem culpa, pois são poucas calorias. MAS AI ESTÁ O ERRO! Temos que analisar que quantidade do alimento tem as calorias mencionadas na embalagem! Muitas já bem com as calorias da embalagem, mas ainda temos exemplos como esse que as 46 kcal são referentes a 6 colheres de sopa do produto que totalizam 60 gramas. Se o pote todo tem 200 gramas você estaria consumindo 153 kcal (o que para um lanche da tarde por exemplo com 1 colher de granola não teria problema), mas é importante saber disso! Se você associasse que o pote era epenas 46 kcal, poderia pensar em comer mais de um, e isso com certeza somaria algumas calorias a mais na sua rotina que você não saberia identificar o porque os resultados não estariam como você planejou!

DICA: não olhe apenas as colorias, mas sim que porção em gramas e unidades que representam aquelas calorias…

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