Sedentarismo Alimentar: Tudo na mão – barriga no pé!


Última paciente do dia o nutri começou a filosofar e nos empolgamos a falar desse filme da Disney (Wall-E) que mostra de forma bem clara o que o sedentarismo causa em uma sociedade! A falta de atividade física além de contribuir para o aparecimento de várias doenças crônicas não transmissíveis, nos deixa a cada dia mais acomodados e com melhor estimativa de vida!

WALL-E-382

Foi então que levantei a questão: o sedentarismo alimentar, que defini como as pessoas hoje esperam tudo, tudo e tudo pronto, nas mãos ou se sabotam todos os dias!

Muitos artigos hoje citam que a satisfação em comer se inicia no ato de escolher, armazenar, preparar, servir e comer… Você já comeu alguma coisa pronta e parece que a fome continua!? Pois é seu cérebro não tem nada, nada registrado daquele alimento! Mesmo que seja algo delicioso ele reconhece que você não teve participação nisso e sua satisfação pode durar apenas minutos…

Quando nós propomos a preparar nossa própria refeição! Ao comer o cérebro toda uma viagem e lembra da sua escolha, armazenamento, cheiro ao preparar, textura, você colocando seu tempero favorito, resgata os sentimentos envolvidos de amor no preparo e isso te deixa muito mais satisfeito a longo prazo! Satisfação pode durar minutos, dias, semanas…

Mas lembre-se cozinhar sua própria refeição, não quer dizer que você precise ficar 2 horas do seu dia no fogão! Isso é pensamento sabotador e desculpa, pois hoje temos muita coisa saudável e pratica que levam apenas minutos para ficar pronto! Abre sua mente! Se permita! É uma dica é congelar como sempre posto e compartilho, essa pratica não torna o alimento algo insignificante para você pois você o preparou e congelou…

Vamos nos amar mais, vamos cozinhar mais…

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *