Suplementos esportivos com evidencias científicas de sua funcionalidade!


Com a crescente procuras das pessoas por um novo estilo de vida e a inclusão da atividade física na rotina, os suplementos alimentares são de primeiro momento algo que TODOS acreditam precisar, e de fato dependendo da rotina eles são importantes, mas o suplemento jamais deveria ser substituto de uma refeição, e sim o complemento da sua alimentação tradicional. Outro erro muito comum é esperar resultados com os suplementos, como se eles fossem milagres em pó e outro erro é confiar demais em propagadas ou em atletas patrocinados para vendem o produto x sem comprovação cientifica. Muitos não fazem mal a por isso mesmo sem comprovação são vendidos, mas nesse caso seu dinheiro está sendo jogado no lixo.

Segundo o AIS (Australian Institute of Sport), os suplementos são divididos em quadro grupos (A,B,C e E). Sendo o grupo A: Nível de evidência: Suporte para uso em situações específicas no desporto através de protocolos baseados em evidências. (com comprovação de eficácia).

images (3)

Esportes alimentos:
Os produtos especializados utilizados para proporcionar uma fonte prática de nutrientes quando não é prático para consumir alimentos diários (Sports drink, Sports gel, Sports confectionery, Liquid meal, Whey protein, Sports bar, Electrolyte replacement).

Suplementos médicos:
Usado para tratar questões clínicas, incluindo as deficiências de nutrientes diagnosticados. Requer distribuição individual e supervisão adequada medicina esportiva (Iron supplement, Calcium supplement, Multivitamin/mineral,
Vitamin D, Probiotics (gut/immune)).

Suplementos de desempenho:
Usado para contribuir diretamente para o desempenho ideal. Deve ser usado em protocolos individualizados sob a direção de uma medicina esportiva / ciência médico apropriado. Embora possa haver uma base de dados geral para estes produtos, pesquisas adicionais podem muitas vezes ser necessário para ajustar os protocolos para uso individualizado e específico do evento (Caffeine, B-alanine, Bicarbonate, Beetroot juice, Creatine).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *