Treinar pesado é necessário? Qual seu objetivo?


EM QUE MUNDO NOS ESTAMOS?

Será que a frase dessa foto é motivadora? Será que precisamos pensar dessa maneira?

frases-facebook-treine-pesado

Essa semana tive o relato de algumas pacientes muito parecidos, e o que me deixou bastante preocupado! O terrorismo nutricional e a imposição por um corpo perfeito já não é desejo apenas de quem busca isso, mas também da academia que ela treina, do nutricionista que a atende, etc…

Num bom trabalho de Reeducação Alimentar, é sugerido um novo estilo de vida, com práticas saudáveis, que fora de alimentar bem é indicado uma atividade física, momento de laser com familia e amigos, etc…
Temos que tomar cuidado com as referencias que nos temos em nossas vidas! Hoje em todo blog ou site fitness tem frases como:

– Sem dor, sem resultado!
– Você tem que suar!
– Vamos crescer…
– treine pesado ou fique em casa (qualquer movimento é melhor que ficar em casa).
– entre outras…

…e o que você esquece nessas horas é que as vezes você apenas tem o objetivo de treinar por QUALIDADE DE VIDA e não para ter resultados extraordinários no seu corpo. O exercício físico (qualquer modalidade) trás benefícios a sua saúde desde que praticado corretamente. Lembre-se que o exagero é ruim EM qualquer situação!

Muitas mulheres que atendo tem MEDO de entrar na academia e fazer musculação (que é um dos exercícios mais indicados para perda de peso), pois tem medo de ficar ”paniquetes” como elas mesmas dizem. Já fica aqui a minha afirmação! MULHERES que treinam musculação não ficam igual paniquete, vocês não tem genética adaptada para isso. Você pode no primeiro mês notar que seu peso subiu, porque dai sim seus músculos terão o estímulos para crescimento (hipertrofia), mas isso não quer dizer que ele irá continuar a crescer e você ficará igual ao personal da sua academia. Só lembrando que com o aumento da musculatura, aumentamos nosso metabolismo basal e isso a longo prazo faz com que seu corpo gaste mais calorias, e comendo de maneira adequada, isso favorece que você queima mais gordura.

Por fim, você pode e deve treinar musculação. Mas cuidado com essa MODA de ser fitness! Evoluir é um processo natural de todos. Mas quem disse que a evolução tem que ser do primeiro mês para o segundo? Quantos anos de vida você ainda tem para evoluir? Respeite os seus limites, não vá na onda da modinha e nem daquela amiga que toma anabolizante! Teine por saúde, treine por qualidade de vida…

Conheça minha fanPage: https://www.facebook.com/rodolfoscatolonnutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *